Consultoria para contabilidade: tenha especialistas ajudando você a crescer

consultoria para contabilidade

Sabia que a consultoria para contabilidade pode ajudar seu escritório a crescer e ser muito mais eficiente e lucrativo?

Não estamos falando apenas de consultoria contábil, embora ela também possa estar inclusa em uma contratação de serviços especializados. 

A consultoria para contabilidade envolve um leque muito maior de serviços. 

Abrange desde assuntos pontuais, como mudanças na legislação, à aplicação de métodos avançados de mineração de dados e inteligência artificial. 

Quer saber mais? Então, continue a leitura e descubra como a orientação de especialistas pode ajudar você a transformar o seu negócio.

Consultoria para contabilidade: o que é?

Consultoria para contabilidade é um trabalho especializado que tem como objetivo orientar e ajudar os escritórios contábeis a alcançar seus objetivos. 

Envolve, portanto, uma extensa lista de atividades, desde questões relacionadas à estratégia de gestão ao aperfeiçoamento de processos rotineiros. 

O trabalho de consultoria para contabilidade consiste em diagnosticar problemas, avaliar alternativas e sugerir melhorias.

O consultor não coloca a mão na massa efetivamente. Apenas orienta e apresenta possíveis soluções para que outras pessoas possam implementá-las. 

Um escritório de contabilidade pode precisar de consultoria em ciência de dados, automatização de tarefas, Business Intelligence e áreas afins. 

Pode precisar, ainda, da ajuda de especialista na gestão de indicadores-chave de desempenho, implantação de contabilidade online ou adoção das melhores práticas de LGPD.

Como funciona a consultoria na contabilidade

A consultoria para contabilidade funciona como uma prestação de serviços, que pode ser temporária ou periódica, dependendo da necessidade. 

Pode ocorrer de o contador perceber alguma ineficiência nos serviços oferecidos a seus clientes e não ter uma clareza de como resolver o problema

A visão externa de um consultor com experiência na área pode ser de grande valia para nortear a tomada de decisão. 

Pode ocorrer também alguma mudança externa importante, como alterações no emaranhado de leis e normas que cercam a contabilidade. 

A contratação de uma consultoria na contabilidade pode ajudar a dirimir dúvidas e garantir a correta interpretação da lei, bem como a adoção das melhores práticas.

Seja qual for a necessidade, o contador precisa ter ciência da real necessidade de contratar uma consultoria para procurar o profissional certo para o trabalho. 

Para obter bons resultados com a consultoria para contabilidade, será necessário:

  1. Fazer um diagnóstico da situação do escritório
  2. Descobrir as principais falhas e ineficiências
  3. Buscar ajuda para resolver os gargalos e melhorar os resultados.

É provável que você precise de alguém dotado de conhecimento o suficiente para ajudá-lo a lidar com questões complexas.

Portanto, ao contratar um consultor autônomo ou uma empresa de consultoria, avalie a reputação e o know-how do profissional antes de fechar negócio. 

Vantagens da consultoria para o escritório de contabilidade

Em um cenário de importantes mudanças, a consultoria para contabilidade tem papel fundamental na transição de negócios “analógicos” para negócios “digitais”. 

Com o surgimento de ferramentas tecnológicas cada vez mais sofisticadas, capazes de substituir muitas funções executadas manualmente, o trabalho do contador também mudou. 

Rotinas burocráticas podem ser cumpridas por robôs inteligentes, abrindo espaço para o profissional de contabilidade ser muito mais estratégico e consultivo

Grandes mudanças significam duas coisas importantes:

  1. Ameaça: perda de emprego, falência do negócio, obsolescência de serviços e produtos
  2. Oportunidade: demanda por novos serviços, eficiência operacional, ganho de escala, etc.

Os escritórios de contabilidade precisam se adequar à nova configuração econômica, abraçar a tecnologia e usar os recursos digitais a seu favor. 

A consultoria para contabilidade pode ser útil exatamente nessa transformação. 

Nesse contexto, é provável que você precise de consultores especializados em ciência de dados, cloud computing, Business Intelligence, marketing digital, dentre outras áreas. 

São as várias as vantagens desse tipo de serviço, como:

  • Contratação sob medida conforme a necessidade
  • Visão externa e ampla do mercado
  • Soluções inovadoras e adequadas a cada tipo de negócio
  • Embasamento para a tomada de decisões
  • Alinhamento estratégico
  • Ganho de eficiência operacional.

Quando contratar uma consultoria para contabilidade?

Você pode contratar uma consultoria para sua contabilidade sempre que identificar alguma falha, ameaça ou oportunidade com a qual não se sinta confiante e confortável de lidar sozinho. 

Se o problema for uma deficiência interna que esteja prejudicando a prestação de serviços aos clientes, uma consultoria pode ajudá-lo a encontrar a melhor solução. 

Se for uma ameaça, como as mudanças de mercado que exigem adequações, você pode transformá-la em oportunidade e mudar seu negócio para melhor com a ajuda de bons consultores. 

Uma das vantagens da consultoria para contabilidade é que o trabalho pode ser pontual, sem a necessidade de contratação do tipo CLT ou assemelhados.

Como selecionar o parceiro ideal para sua contabilidade

A gente sabe que conciliar todas as demandas de clientes com a organização das tarefas internas do escritório não é uma missão fácil. 

A solução para não ser negligente com sua própria empresa é contar com parcerias estratégicas, seja de consultores ou de empresas especializadas em BPO (Business Process Outsourcing).

Para selecionar o parceiro ideal, você precisa:

Descobrir qual é a sua dor

O primeiro passo é descobrir o que a sua empresa mais precisa. 

Pode ser redução de custos e despesas, investimento em soluções tecnológicas que aumentem a produtividade ou aumento do portfólio de clientes. 

Importante você ter em mente que seus clientes agora podem estar em qualquer lugar do país.

Abraçar a tecnologia

Não há como sobreviver no mercado contábil sem a tecnologia a seu favor. 

Na era da Contabilidade 4.0, você precisa automatizar o máximo possível de processos repetitivos e explorar as ferramentas da contabilidade online. 

Assim, você economiza dinheiro com funções pouco relevantes e ganha tempo para desenvolver estratégias diferenciadas para seu cliente.

Terceirizar suas demandas operacionais

Além de automatizar funções rotineiras e substituir papéis por arquivos digitais, você deve terceirizar suas rotinas operacionais

Por meio do BPO financeiro, é possível delegar a uma empresa especializada todas as demandas burocráticas sem precisar gastar com contratação de pessoal. 

Esse, inclusive, é um trabalho que a Fábrica de Contabilidade pode fazer por você. 

Assumimos suas rotinas contábeis e fiscais para você ter tempo e condições de focar nas demandas do seu cliente. 

Fazendo isso, você se livra das amarras do dia a dia, complementa seus serviços contábeis e aumenta a rentabilidade do seu negócio.

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.