Contabilidade do futuro: o que é e como inserir seu escritório nela

11contabilidade do futuro0

Já parou para pensar sobre a contabilidade do futuro e em como a sua empresa contábil deve se posicionar diante das transformações do mercado?

Falar de futuro é sempre um exercício especulativo acompanhado de incertezas, afinal, ninguém sabe ao certo o que acontecerá daqui a 5 ou 10 anos.

Entretanto, com base em acontecimentos passados, é possível analisar tendências e ter uma noção do que está por vir, sobretudo considerando o desenvolvimento tecnológico.

Se você também quer se preparar para as oportunidades da contabilidade do futuro, não deixe de ler este artigo até o final.

Contabilidade do futuro: o que esperar dela?

A contabilidade do futuro certamente será bem diferente da contabilidade com a qual estamos acostumados a lidar.

Ao fazer um retrospecto dos últimos anos, vemos que o profissional com perfil “guarda-livros” já perdeu bastante espaço.

Com a transformação digital e o crescimento de ferramentas que permitem aumentar a produtividade e otimizar os processos contábeis, a concorrência com a contabilidade de baixo custo é cada vez mais desafiadora. 

Se antes fazia algum sentido para o empresário contratar um escritório geograficamente próximo da sua empresa, hoje não mais.

A tecnologia na contabilidade encurtou distâncias, acelerou processos e barateou custos, obrigando os empresários contábeis a repensarem suas estratégias de negócio. 

Tais acontecimentos são um indicativo de que a contabilidade do futuro será muito menos processo burocrático e muito mais estratégia de gestão.

Se de um lado as empresas contábeis estão se modernizando por uma questão de competitividade, por outro, o governo tem implementado medidas que buscam desburocratizar e tornar a fiscalização mais transparente e eficiente.

A transformação, como se pode observar, não é unilateral.

Quais serão as tendências da contabilidade do futuro?

As tendências da contabilidade do futuro serão influenciadas, em grande parte, pelo avanço da tecnologia, o que impacta o mercado como um todo.

Alguns serviços que hoje representam uma fatia considerável do faturamento dos escritórios contábeis podem simplesmente não existir no futuro.

Tecnologia e otimização

O uso cada vez mais intenso das plataformas inteligentes, que são a base da contabilidade online, sem dúvida é uma tendência da contabilidade do futuro.

O “faça você mesmo” pode se tornar tão comum a ponto de extinguir funções consideradas essenciais, a exemplo do que ocorreu em outros mercados, como o financeiro.

Há muito pouco tempo, a TV mostrava operadores de pregão da bolsa de valores agitados, com dois ou três telefones ao ouvido, repassando aos gritos ordens de seus clientes.

Com a automatização do processo, a profissão simplesmente deixou de existir.

Hoje em dia, os próprios investidores enviam suas ordens de compra e venda, até mesmo por meio do smartphone.

Comunicação assertiva

Com o serviço operacional cada vez mais automatizado, cabe aos profissionais da contabilidade do futuro aperfeiçoar sua comunicação com o cliente.

Não basta prestar o serviço apenas.

É preciso explicar e demonstrar, de maneira didática e simples, como a contabilidade pode ser uma poderosa estratégia de gestão.

Embora seja reconhecida como a linguagem dos negócios, a contabilidade tem um certo nível de complexidade e nem todos compreendem o arcabouço técnico e teórico.

Se você conseguir traduzir esse idioma, tornando-o acessível e compreensível, certamente conquistará o respeito e a admiração dos seus clientes.

Terceirização

Outra tendência da contabilidade do futuro é o aumento da terceirização (ou quarteirização) das atividades de rotina.

Trata-se de uma maneira inteligente de ganhar em escala sem necessariamente aumentar os custos na mesma proporção. 

Esse é o trabalho que a Fábrica de Contabilidade presta a escritórios contábeis de todo o Brasil.

Ao delegar a sua demanda operacional a uma equipe de especialistas em produção contábil, o contador consegue tempo para focar em serviços mais específicos, que agreguem valor aos seus clientes.

Qual área da contabilidade é mais promissora para o futuro?

É difícil cravar uma resposta sobre qual área será mais promissora, afinal, estamos falando da contabilidade do futuro.

Seja qual for, uma coisa é fato: as empresas continuarão a demandar os serviços do profissional contabilista, mesmo que de maneira diferente.

Voltemos ao exemplo do mercado de capitais.

Com o surgimento do pregão eletrônico, uma classe inteira de profissionais saiu de cena, mas por outro lado surgiram diversas outras oportunidades.

Um exemplo são os agentes autônomos de investimentos, profissionais cada vez mais em alta, cuja função é prestar consultorias a seus clientes na tomada de decisões.

Algo parecido já acontece no mercado contábil e deve marcar a contabilidade do futuro, principalmente considerando os elementos destacados a seguir.

Data science

O data science certamente será uma das áreas de maior crescimento da contabilidade do futuro.

O contador tem a posse de um ativo valioso de seus clientes, que nem sempre é explorado como poderia: os dados.

Com as ferramentas corretas de Business Intelligence, é possível transformar esses dados, muitas vezes desconexos, em informações valiosas à gestão de negócios.

Para fazer isso, entretanto, a comunicação precisa ser assertiva: você precisará mostrar ao cliente uma trilha que começa na origem dos dados.

Contabilidade consultiva

Com as ferramentas da contabilidade do futuro se encarregando do trabalho rotineiro e operacional, sobra tempo para o contador se tornar um consultor. 

Sustentado pelos dados, você poderá sugerir mudanças ou ajustes que resultem em redução de gastos, aumento do lucro ou ampliação da empresa do seu cliente por meio de investimentos. 

A redução da carga de impostos através do planejamento tributário é um exemplo de como isso pode ser feito.

Qual será o perfil do profissional contábil do futuro?

Apesar de a tecnologia ter um papel importante na contabilidade do futuro, essa é apenas uma parte do processo de transformação. 

O profissional do futuro também precisa pensar diferente, sair da zona de conforto e remodelar o seu negócio.

Para fazer isso, precisará conversar com seu cliente e entender suas dores para oferecer soluções que vão além do básico.

Do ponto de vista de gestão interna, é importante que o contador promova uma horizontalização da estrutura, dando menos importância à ideia de departamentos e hierarquias.

Ao descentralizar decisões e ocupar menos tempo com rotinas pouco relevantes, terá mais tempo e condições para criar o seu próprio diferencial competitivo.

No vídeo abaixo, os heads da Fábrica de Contabilidade debatem tecnologias, processos, pessoas e regulamentações da contabilidade no Brasil.

Vale a pena assistir:

Como preparar seu escritório para o futuro da contabilidade

Se você precisa reorganizar o seu escritório para a contabilidade do futuro, reunimos a seguir algumas dicas que podem ajudar.

Mudança de mentalidade

O primeiro passo rumo à transformação é a mudança de mindset.

Não é porque você prestou serviços contábeis de uma determinada maneira a carreira toda que precisa continuar fazendo assim.

O legado da sua empresa é algo que precisa ser respeitado e valorizado, mas os tempos são outros, e quem não acompanhar as tendências ficará pelo caminho.

Combinação entre tecnologia e pessoas

Os protagonistas da contabilidade do futuro não serão necessariamente os precursores das inovações disruptivas ou radicais.

O segredo do sucesso é a combinação entre pessoas e processos tecnológicos.

Afinal, por melhores que sejam as ferramentas, elas sempre precisarão de profissionais que saibam usá-las e vice-versa.

Parceiros de impacto

A boa notícia é que, com o parceiro certo, você não precisa enfrentar os desafios da transformação sozinho.

A missão da Fábrica de Contabilidade é exatamente ser o braço direito das empresas contábeis nesse processo de modernização. 

Terceirize as demandas de seus clientes com a Fábrica de Contabilidade e se liberte das amarras burocráticas do dia a dia.

Assim, conseguirá trabalhar em estratégias que valorizam a sua marca e agregam valor aos seus clientes.

É disso que você precisa?

Então não perca tempo!

Agende agora mesmo uma conversa com um de nossos especialistas e saiba como podemos complementar os seus serviços contábeis e desburocratizar o seu dia a dia.

Leave a Reply