Como evoluir para a contabilidade profissional em 5 passos

contabilidade profissional

A evolução para a contabilidade profissional faz parte do processo de transformação dos escritórios antigos, “analógicos”, em empresas contábeis eficientes e modernas. 

Quer descobrir quais medidas tomar para aprimorar seus processos, ajustar sua equipe e aproveitar as melhores oportunidades?

Então, não deixe de ler este post até o fim!

Contabilidade profissional: um passo à frente no mercado

A contabilidade profissional na era da transformação digital consiste em uma mudança de posicionamento das empresas contábeis diante das novas demandas do mercado.

Trata-se, portanto, da profissionalização das empresas contábeis do ponto de vista da gestão estratégica e do resgate do lado empresário do contador. 

Aquela ideia de escritório abarrotado de papel não faz mais sentido. 

Vivemos a era do cloud computing, da inteligência de dados, do big data e de outros conceitos que vieram para ficar. 

O contador que não atentar-se às mudanças corre o risco de perder espaço, seja para a contabilidade online de baixo custo, seja para a contabilidade boutique.

A boa notícia é que, com planejamento e visão de negócio, você pode evoluir para a contabilidade profissional, valendo-se da tecnologia e de parceiros estratégicos.

Como profissionalizar a contabilidade em 5 passos

Afinal, o que fazer para aperfeiçoar a gestão e evoluir para a contabilidade profissional?

Confira algumas dicas de pode onde começar:

1. Defina o segmento de mercado

Em um mercado cada vez mais saturado, principalmente com o crescimento da contabilidade digital, é importante que você defina um nicho e se especialize

Oferecer todo tipo de serviço para todo tipo de cliente pode não ser uma estratégia eficiente.

É possível, por exemplo, segmentar o mercado por tipo de cliente (empresas de serviços, comércio ou indústria) ou tipo de serviço (rotinas contábeis, consultoria, auditoria ou perícia contábil). 

2. Aperfeiçoe sua estrutura

Definido o segmento, a contabilidade profissional precisa ajustar sua estrutura, que inclui pessoas, processos e tecnologia.

Muito se fala na automatização de tarefas e implementação de instrumentos avançados, mas a profissionalização das empresas contábeis vai além. 

É preciso colocar as pessoas certas, instrumentalizadas pelas ferramentas adequadas, dentro de um processo eficiente que permita a execução de um bom trabalho. 

3. Invista em marketing e vendas

Sim, as empresas contábeis também precisam se preocupar com marketing e vendas.

Afinal, trata-se de um negócio como qualquer outro.

Para fazer o marketing contábil em conformidade com o código de ética, você precisa de uma definição clara do tipo de público que pretende atingir.

Assim, conseguirá ajustar a mensagem aos canais apropriados, dentro de um plano de crescimento que seja sustentável.

4. Vá além do básico

Limitar-se a oferecer serviços básicos, como balancetes, emissão de guias e obrigações acessórias, é o mesmo que vender commodities.

A contabilidade trabalha com um insumo valioso, que pode se transformar em produtos de alto valor agregado para seus clientes: os dados. 

A partir da inteligência artificial, do aprendizado de máquina e de todo o aparato do Business Intelligence, é possível transformar dados aparentemente indecifráveis em insights valiosos. 

No vídeo abaixo, você confere mais dicas de como profissionalizar o seu negócio e criar uma empresa de sucesso.

https://www.youtube.com/watch?v=KahlA594zxo

5. Terceirize as funções rotineiras

O mercado contábil mudou e é preciso evoluir para a contabilidade profissional para aproveitar as oportunidades. 

Entretanto, o contador precisa de tempo para planejar a remodelagem do seu negócio e oferecer as melhores soluções para o seu cliente. 

Nesse aspecto, uma alternativa inteligente é a terceirização das funções contábeis do escritório, um serviço que você recebe com facilidade na Fábrica de Contabilidade.

Nosso propósito é ser a assistência de que seu escritório precisa para se transformar efetivamente em uma empresa contábil moderna e lucrativa.

Entre em contato agora mesmo!

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.