Integração contábil: o que é e como otimizar o tempo do contador

integração contábil

Se você buscou por integração contábil, é provável que esteja interessado em automatizar processos em seu escritório, visando à eficiência operacional.

Isso é ótimo, afinal, com a integração contábil você reduz erros e retrabalhos e não precisa mais atrasar o fechamento do mês porque o cliente não enviou a documentação a tempo.

Quer saber como otimizar o seu tempo com a integração contábil e aprimorar os processos no seu escritório?

Então, avance na leitura.

O que é integração contábil?

Integração contábil é a conexão automatizada entre o sistema integrado de gestão (ERP) do seu cliente e o sistema do seu escritório. 

Trata-se de uma solução tecnológica desenvolvida para dar mais eficiência às tarefas rotineiras e repetitivas, resultando em muito mais produtividade. 

Por meio da integração contábil, seu escritório tem acesso a todas as movimentações do cliente automaticamente, o que proporciona mais fluidez ao trabalho. 

Os dados inseridos por ele no ERP, como vendas e pagamento de fornecedores, são imediatamente importados para o sistema da contabilidade. 

Dependendo de como a integração é configurada, os relatórios gerenciais, cálculo de impostos, emissão de guias e obrigações acessórias são gerados automaticamente.

Para que serve a integração contábil

O principal objetivo da integração contábil é otimizar as rotinas do escritório de contabilidade por meio da automatização, processo que resulta em dois efeitos positivos para os negócios:

  1. Redução de custos, tanto para o cliente quanto para a empresa de contabilidade
  2. Aumento da qualidade do serviço prestado. 

Ao dispensar a redigitação de lançamentos, a integração contábil evita também erros que podem resultar em sérios prejuízos.

Com as máquinas fazendo o trabalho chato, o contador tem tempo para oferecer soluções consultivas e estratégicas para o seu cliente. 

Vantagens da integração contábil

Mais do que otimizar tempo e automatizar rotinas, a integração contábil combinada com outras estratégias pode resultar em ganhos exponenciais para o escritório. 

Afinal, com ferramentas eficientes à disposição, você e sua equipe têm o que precisam para produzir mais, captar mais clientes e aumentar o faturamento.

Entre outras vantagens, podemos destacar:

  • Automatização e padronização de processos operacionais, como emissão de guias e elaboração de relatórios
  • Gerenciamento das rotinas contábeis e fiscais de todos os clientes em uma única plataforma
  • Redução de erros e retrabalhos
  • Importação automática e em tempo real dos dados sobre a movimentação financeira do cliente
  • Armazenamento de documentos em nuvem, acessíveis de qualquer dispositivo conectado à internet, conforme as regras da LGPD
  • Redução de custos do pacote de serviços 
  • Aumento da capacidade operacional do escritório, que passa a ter condições de faturar mais sem aumentar a equipe.

Com a integração contábil e outras soluções tecnológicas da contabilidade online, você não precisa mais restringir a área geográfica de atuação. 

Seus clientes podem estar em qualquer lugar do Brasil.

Como usar a integração contábil a seu favor

A integração contábil deve fazer parte de um pacote de soluções que, se usadas com inteligência, têm o poder de elevar seu escritório a outro nível.

A seguir, confira algumas dicas de como se aproveitar da tecnologia para otimizar rotinas, reduzir os custos e maximizar os lucros.

Faça um mapeamento de seus clientes

De maneira geral, os sistemas de integração contábil desenvolvidos para escritórios de contabilidade são compatíveis com a maioria dos ERPs. 

Do ponto de vista técnico, portanto, você não terá dificuldades em fazer a integração do sistema de gestão do cliente com o seu. 

De toda forma, precisará fazer um levantamento para saber como os empresários lidam com os ERPs e como será feita a transição para o modo automático.

Escolha uma ferramenta adequada

Você encontrará diferentes fornecedores de software para sua contabilidade que permitem a integração contábil.

Avalie as opções e escolha a que melhor atenda às suas necessidades.

Com o crescimento das empresas SaaS (Software as a Service), há ferramentas de ótima qualidade que funcionam sem a necessidade de instalação. 

Transforme o seu negócio

Sem dúvida, a integração contábil contribui para o aumento da produtividade dos escritórios, ao reduzir o tempo com trabalho repetitivo e mitigar falhas de comunicação

A transformação do negócio contábil, entretanto, pode ser muito mais completa com a adoção de um conjunto de estratégias abrangentes.

Nesse contexto, destaque para a terceirização das rotinas contábeis do escritório, um trabalho que demanda tempo e atenção, mas que não precisa ser executado pela sua equipe.

Confira no vídeo abaixo quatro vantagens da terceirização contábil.

E então, gostou das dicas?

Se você precisa otimizar ainda mais o seu tempo para aumentar a oferta de serviços, experimente o BPO financeiro da Fábrica de Contabilidade. 

Assumimos todas as rotinas do seu escritório para que você possa se tornar um contador consultivo e oferecer soluções à altura das demandas do seu cliente.

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.