Mulher contadora: representatividade e competência na contabilidade

mulher contadora

A presença cada vez mais ostensiva da mulher contadora em diferentes cargos e funções dentro da contabilidade significa algo muito importante.

Quer dizer que a busca pela equidade de gênero tem, efetivamente, surtido efeitos práticos.

Essa tendência, pautada no empoderamento feminino, abrange diversos aspectos da vida social e profissional.

E na contabilidade não é diferente, como você verá a seguir. 

A mulher contadora e seu crescimento na carreira

A representatividade da mulher contadora tem ganhado notoriedade ao longo dos últimos anos, tanto nos escritórios quanto nos conselhos regionais de contabilidade.

Nas eleições de 2017, por exemplo, a presidência de 27 CRCs foi ocupada por mulheres. 

Os números provam a evolução da mulher contadora e seu crescimento na carreira.

Conforme dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em 1996, apenas 27,45% dos profissionais de contabilidade registrados no Brasil eram mulheres. 

Os homens representavam a grande maioria: 72,55%.

Em 2021, os dados já são bem diferentes: do total de profissionais registrados (521.136, conforme números de dezembro), 43% são mulheres, e 57%, homens.

Neste link você confere as estatísticas detalhadas, inclusive por regiões. 

4 habilidades da mulher contadora de sucesso

Para ser uma mulher contadora de sucesso, é preciso estar por dentro dos avanços e mudanças no setor, e algumas habilidades ajudam nesse aspecto, como as listadas a seguir:

1. Adaptação às novas tecnologias

A era dos algoritmos, aprendizado de máquina e gestão data-driven é um caminho sem volta no universo da contabilidade. 

É preciso se adaptar e adotar essas soluções tecnológicas que chegaram para substituir muito trabalho antes executado manualmente.

Ao automatizar tarefas rotineiras, a mulher contadora ganha tempo para focar em soluções mais consultivas, construindo parcerias estratégicas e duradouras.

2. Conhecimento técnico atualizado

Todo profissional de contabilidade, inclusive a mulher contadora, deve estudar constantemente as normas e regras (que mudam constantemente) para oferecer serviços de alta qualidade.

3. Comunicação clara e objetiva

A eficiência da comunicação é primordial, tanto no onboarding de clientes quanto nos conteúdos informativos e estratégias de marketing digital

A mulher contadora precisa ter em mente que nem todo empresário domina os termos rebuscados do arcabouço teórico de normas e regras da contabilidade

4. Visão estratégica de futuro

Se antes o crescimento de uma empresa de contabilidade se limitava ao crescimento do bairro ou da cidade onde o escritório estava localizado, atualmente essa barreira não existe mais.

Com as ferramentas tecnológicas apropriadas e boas estratégias de marketing, é possível conquistar clientes em todo território nacional.

A sensibilidade e o cuidado da mulher contadora são características femininas que fazem a diferença na conquista de novos mercados.

Siga crescendo na carreira de contadora

A mulher contadora cresceu muito na carreira, como provam os números atualizados pelo CFC, mas ainda há muito espaço a ocupar, seja na carreira ou no próprio negócio

Se você é empreendedora e precisa de um parceiro estratégico para tornar seu escritório de contabilidade ainda mais eficiente e lucrativo, conheça a Fábrica de Contabilidade. 

Somos o braço direito das empresas contábeis.

Terceirizamos as rotinas contábeis do seu escritório para você ter tempo para valorizar sua marca e aumentar sua rentabilidade.

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.