Plano de cargos e salários na contabilidade: como e por que montar?

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Um plano de cargos e salários na contabilidade pode ser o que você está precisando para gerir com mais eficiência seu departamento de recursos humanos. 

A princípio pode parecer uma missão difícil, mas não se preocupe. 

É menos complicado do que parece.

Continue a leitura e entenda.

O que é um plano de cargos e salários na contabilidade?

Plano de cargos e salários na contabilidade é um “desenho” da estrutura organizacional da empresa, contendo todos os cargos, atividades, níveis e salários.

A partir dele, você pode criar também um plano de carreiras para guiar o colaborador na escalada até o topo dentro do escritório.

A partir de um plano bem construído, seus colaboradores poderão avaliar as condições de crescimento profissional oferecidas por sua empresa. 

Um critério que certamente tem peso na retenção de talentos e na redução da rotatividade.

Por que ter um plano de cargos e salários no escritório?

A construção de um plano de cargos e salários na contabilidade tem diversas vantagens, a começar pela organização do fluxo interno de tarefas.

A partir do momento em que cada cargo tem suas funções definidas, você consegue avaliar com mais assertividade a produtividade e a eficiência das equipes.

Do ponto de vista do colaborador, um plano de cargos e salários tem duas vantagens principais:

  1. Motivação 
  2. Redução do turnover.

Como montar um plano de cargos e salários na contabilidade

Para criar um plano de cargos e salários na contabilidade compatível com a realidade do seu escritório, você vai precisar de um ponto de partida. 

A seguir, confira um passo a passo:

1. Faça uma pesquisa interna

O primeiro passo é fazer uma pesquisa interna para descobrir informações sobre a descrição de cada função, atividades desempenhadas, interdisciplinaridade, etc.

2. Defina os níveis

Um plano de cargos e salários também precisa ser dividido em níveis, tais como:

  • Júnior: profissional iniciante ou em fase de experiência, cujas funções são menos complexas e carecem de supervisão
  • Pleno: profissional com considerável nível de experiência, capaz de tomar decisões e desenvolver atividades complexas
  • Sênior: possui amplo conhecimento sobre o setor e sobre a empresa e tem capacidade de liderar projetos de grande impacto.

Você pode estruturar o plano de maneira que cada cargo possa ser dos níveis Júnior, Pleno ou Sênior, com responsabilidades e remunerações diferentes.

3. Crie um organograma

O organograma é um desenho que representa a estrutura organizacional do seu escritório contábil.

O objetivo é demonstrar visualmente como a empresa funciona e como os cargos se comunicam

Nesse ponto, é importante ficar atento para não se prender aos modelos tradicionais de hierarquias, geralmente verticalizadas e burocráticas.

Neste vídeo no canal da Fábrica de Contabilidade, falamos sobre “o fim da hierarquia como se conhece nas empresas contábeis”.

https://www.youtube.com/watch?v=KNRY3p1T4-U

4. Estabeleça os critérios de promoção

Por fim, crie uma matriz de promoção por meio da qual os colaboradores que queiram crescer profissionalmente possam se orientar. 

A possibilidade de crescimento profissional certamente será um fator preponderante na retenção de talentos, algo que toda empresa deseja.

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