Um plano de cargos e salários na contabilidade pode ser o que você está precisando para gerir com mais eficiência seu departamento de recursos humanos.
A princípio pode parecer uma missão difícil, mas não se preocupe.
É menos complicado do que parece.
Continue a leitura e entenda.
O que é um plano de cargos e salários na contabilidade?
Plano de cargos e salários na contabilidade é um “desenho” da estrutura organizacional da empresa, contendo todos os cargos, atividades, níveis e salários.
A partir dele, você pode criar também um plano de carreiras para guiar o colaborador na escalada até o topo dentro do escritório.
A partir de um plano bem construído, seus colaboradores poderão avaliar as condições de crescimento profissional oferecidas por sua empresa.
Um critério que certamente tem peso na retenção de talentos e na redução da rotatividade.
Por que ter um plano de cargos e salários no escritório?
A construção de um plano de cargos e salários na contabilidade tem diversas vantagens, a começar pela organização do fluxo interno de tarefas.
A partir do momento em que cada cargo tem suas funções definidas, você consegue avaliar com mais assertividade a produtividade e a eficiência das equipes.
Do ponto de vista do colaborador, um plano de cargos e salários tem duas vantagens principais:
- Motivação
- Redução do turnover.
Como montar um plano de cargos e salários na contabilidade
Para criar um plano de cargos e salários na contabilidade compatível com a realidade do seu escritório, você vai precisar de um ponto de partida.
A seguir, confira um passo a passo:
1. Faça uma pesquisa interna
O primeiro passo é fazer uma pesquisa interna para descobrir informações sobre a descrição de cada função, atividades desempenhadas, interdisciplinaridade, etc.
2. Defina os níveis
Um plano de cargos e salários também precisa ser dividido em níveis, tais como:
- Júnior: profissional iniciante ou em fase de experiência, cujas funções são menos complexas e carecem de supervisão
- Pleno: profissional com considerável nível de experiência, capaz de tomar decisões e desenvolver atividades complexas
- Sênior: possui amplo conhecimento sobre o setor e sobre a empresa e tem capacidade de liderar projetos de grande impacto.
Você pode estruturar o plano de maneira que cada cargo possa ser dos níveis Júnior, Pleno ou Sênior, com responsabilidades e remunerações diferentes.
3. Crie um organograma
O organograma é um desenho que representa a estrutura organizacional do seu escritório contábil.
O objetivo é demonstrar visualmente como a empresa funciona e como os cargos se comunicam.
Nesse ponto, é importante ficar atento para não se prender aos modelos tradicionais de hierarquias, geralmente verticalizadas e burocráticas.
Neste vídeo no canal da Fábrica de Contabilidade, falamos sobre “o fim da hierarquia como se conhece nas empresas contábeis”.
https://www.youtube.com/watch?v=KNRY3p1T4-U
4. Estabeleça os critérios de promoção
Por fim, crie uma matriz de promoção por meio da qual os colaboradores que queiram crescer profissionalmente possam se orientar.
A possibilidade de crescimento profissional certamente será um fator preponderante na retenção de talentos, algo que toda empresa deseja.
Gostou do artigo? Então, comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Aproveite para conhecer os serviços que a Fábrica de Contabilidade tem para você.
Somos especialistas em terceirização contábil e prestamos a assistência de que seu escritório precisa para ser muito mais produtivo.
Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudá-lo a ser um contador consultivo e muito mais estratégico para seu cliente.