Entenda quais são os princípios da contabilidade e sua importância

Princípios da contabilidade essenciais para contadores: saiba mais sobre essas diretrizes fundamentais.

Compreender os princípios da contabilidade é fundamental para o correto exercício da profissão, pois esses princípios estabelecem parâmetros e limites para as demais normas contábeis. Eles orientam o trabalho dos profissionais de forma ética e técnica, eliminando margens para má interpretação, como será detalhado neste artigo.

Conheça os princípios da contabilidade

Os princípios da contabilidade são conhecidos por todos os contadores, uma vez que fazem parte da grade curricular teórica do curso de Ciências Contábeis. No entanto, é importante relembrar os pilares essenciais da profissão contábil.

São esses princípios que dão sustentação a todas as regras que regulam a atividade profissional no Brasil. Todo regulamento parte de um princípio e, nesse contexto, os princípios contábeis legitimam o exercício da profissão.

Surgimento dos princípios da contabilidade

Os princípios da contabilidade foram estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade em 1993 (Resolução CFC 750/93). Originalmente, havia sete princípios, mas a Resolução CFC 1.282/10 posteriormente consolidou e atualizou essas diretrizes, reduzindo-os para seis.

Em 2016, o Conselho Federal de Contabilidade revogou a Resolução 750/93, incorporando esses princípios em outras normas da entidade. Essas atualizações visavam alinhar a contabilidade brasileira aos padrões internacionais.

Utilidade dos princípios fundamentais da contabilidade

Os princípios fundamentais da contabilidade desempenham o papel de guia para todos os profissionais contábeis. Todo trabalho relacionado à escrituração, controle e interpretação dos eventos no patrimônio de uma empresa deve aderir aos princípios contábeis.

As informações produzidas pela contabilidade devem ser confiáveis, refletindo a realidade e seguindo normas padronizadas. As demonstrações contábeis e financeiras desempenham um papel crucial na tomada de decisões. Relatórios imprecisos, distorcidos ou não conformes aos princípios fundamentais podem resultar em prejuízos, inclusive litígios.

Quer levar a contabilidade do seu escritório para o próximo nível?
A transformação tecnológica é a chave para o sucesso!

Baixe agora nosso ebook gratuito: 'Guia Completo: Como a Tecnologia Pode Transformar a Contabilidade do seu Escritório Contábil' e descubra as estratégias que vão impulsionar seus resultados.



Neste ebook exclusivo, você terá acesso a insights valiosos e melhores práticas para superar os desafios do mercado contábil atual.



Aprenda como utilizar a automação, a digitalização e as soluções tecnológicas certas para:



Aumentar a eficiência e produtividade do seu escritório;
Reduzir erros e retrabalho na contabilidade;
Oferecer um atendimento mais consultivo aos seus clientes;
Otimizar processos e ganhar tempo para se dedicar a tarefas estratégicas;
Melhorar a rentabilidade do seu negócio contábil.

Os 6 princípios da contabilidade no Brasil

Em 2010, o Conselho Federal de Contabilidade reduziu os princípios da contabilidade no Brasil de sete para seis. Isso ocorreu quando o Princípio da Atualização Monetária foi incorporado ao Princípio do Registro pelo Valor Original, devido ao controle da inflação no país. Abaixo, apresentamos os seis princípios contábeis.

1. Princípio da Entidade

O Princípio da Entidade reconhece o patrimônio de uma empresa como objeto da contabilidade e o separa do patrimônio pessoal de seus proprietários ou sócios.

2. Princípio da Continuidade

O Princípio da Continuidade presume que uma empresa continuará funcionando indefinidamente até que evidências contrárias surjam. A avaliação e classificação das mudanças no patrimônio, quantitativas e qualitativas, derivam desse princípio.

3. Princípio da Oportunidade

Este princípio exige que a contabilidade seja íntegra e tempestiva, ou seja, que os eventos sejam relatados conforme ocorrem e no momento apropriado, garantindo que as informações contábeis permaneçam relevantes.

4. Princípio do Registro pelo Valor Original

O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que todos os elementos patrimoniais de uma entidade sejam registrados pelo valor original da transação, em moeda nacional. Se a transação ocorrer em moeda estrangeira, o câmbio deve ser convertido no momento do fato gerador para padronizar os registros.

5. Princípio da Prudência

O Princípio da Prudência busca uma avaliação conservadora da realidade da organização, com a consideração de valores mais baixos para os ativos e valores mais altos para os passivos. Essa abordagem visa fornecer uma “margem de segurança” e evitar superestimar o valor de uma empresa.

6. Princípio da Competência

O Princípio da Competência refere-se à apuração dos resultados com base na data do fato gerador. Por meio do regime de competência, as transações são registradas na data em que ocorrem, independentemente do momento em que o dinheiro é recebido.

Conclusão

Para prestar serviços de qualidade, conforme as boas práticas contábeis, é essencial manter uma compreensão sólida dos princípios da contabilidade. Qualquer desvio desses princípios pode resultar em complicações significativas.

A Fábrica de Contabilidade está à disposição para ajudá-lo, oferecendo serviços especializados em produção contábil e terceirização de tarefas operacionais de escritórios contábeis, permitindo que você tenha mais tempo para se concentrar nas soluções necessárias para seus clientes.

Se interessou? Agende uma conversa com nossos especialistas para saber mais.

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.