Serviços contábeis: como ampliar a oferta a seus clientes

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Foi-se o tempo em que serviços contábeis eram limitados à execução de tarefas burocráticas, como emissão de guias e cumprimento de obrigações acessórias.

Com a automação assumindo cada vez mais funções repetitivas, o contador moderno precisa mudar seu posicionamento no mercado.

Mas o que parecia ser uma ameaça, na verdade, tem se transformado em oportunidade. 

Afinal, o setor está se transformando rapidamente e é preciso acompanhar as tendências. 

Se você quer descobrir como ampliar a oferta de serviços contábeis, aderir a novos métodos de trabalho e ser um parceiro estratégico do seu cliente, continue a leitura.

Serviços contábeis: a importância da oferta

Será que é possível ampliar a oferta de serviços contábeis sem, necessariamente, investir pesado em novas contratações ou expansão do escritório?

A resposta é sim, e você poderá fazer isso de duas maneiras:

  1. Automatizando o máximo de funções burocráticas e rotineiras por meio das soluções tecnológicas disponíveis
  2. Terceirizando a empresas especializadas tarefas menos relevantes e que tomam tempo, como demandas de RH, funções administrativas e financeiras, dentre outras.

Pode ser que você precise fazer também uma reorganização interna, como a redistribuição de cargos e funções.

Assim, abrirá espaço para criar e oferecer serviços contábeis diferenciados aos clientes que já fazem parte de seu portfólio, além de captar novos clientes sem sobrecarregar a equipe. 

10 serviços contábeis que ajudam você a crescer

Além dos serviços contábeis básicos e essenciais, você pode adicionar a sua lista outras opções personalizadas e estratégicas para diferentes tipos de clientes.

A seguir, confira alguns serviços que podem ajudar seu escritório a crescer:

1. Consultoria financeira

Um levantamento feito pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), divulgado pelo Valor Investe em junho de 2021, mostra que as empresas brasileiras são as mais endividadas entre os países emergentes. 

Pelos cálculos da instituição, na média, as companhias têm dívidas a vencer nos próximos dois anos equivalentes a 45% do lucro líquido.

Como contador, você tem na consultoria financeira uma importante oportunidade de negócios. 

Seu cliente pode precisar de recursos para expandir os negócios ou reforçar o capital de giro, mas ter dificuldades em saber onde buscar o dinheiro e a que custo. 

A consultoria financeira pode ajudá-lo a mostrar os melhores caminhos e a não se endividar além da conta.

2. Consultoria para licitações públicas

Os processos de licitação são feitos de acordo com uma legislação específica (leis 8.666/1993, que trata de licitação em geral, e 10.520/2002, que trata do pregão).

Micro e pequenas empresas têm tratamento diferenciado e podem se beneficiar de algumas vantagens, especialmente as estabelecidas pela Lei Complementar 123/2006.

Mas vender para o governo é um processo burocrático, que exige conhecimento técnico e muito preparo das empresas participantes.

Você pode se especializar na área e oferecer consultorias para licitações públicas a seus clientes, tanto do ponto da habilitação jurídica quanto da qualificação técnica.

3. Planejamento tributário

O planejamento tributário tem como principal objetivo descobrir maneiras de reduzir a carga de impostos sobre as empresas. 

Pode incluir, por exemplo, a escolha do melhor regime tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real). 

Ou verificar a existência de verbas a serem restituídas ou incentivos fiscais para o setor no qual o negócio do seu cliente atua, como isenções ou não incidência de impostos.

O objetivo do planejamento tributário é descobrir maneiras de reduzir, dentro dos limites da legislação, o pagamento de tributos, tornando a empresa mais competitiva.

4. Valuation do negócio

Quanto vale a sua empresa? Muitos empresários têm dificuldades em responder essa pergunta. 

Afinal, há muitos aspectos tangíveis e intangíveis a se considerar: patrimônio, carteira de clientes, reputação, marca, dentre outros.

Você pode oferecer o business valuation (avaliação de empresas) a seus clientes, seja para fins contábeis, fusões e aquisições ou processo judicial.

Há diferentes métodos de valuation que levam em consideração aspectos como renda, custo ou mercado.

O mais comum é a análise por meio do fluxo de caixa descontado (DFC), tarefa que exige expertise técnica e contábil.

5. Auditoria contábil

Você pode oferecer ainda serviços de auditoria contábil, tanto no aspecto financeiro quanto fiscal e patrimonial.

A conferência sistemática das contas da empresa, demonstrações de resultado e balanço patrimonial garante a conformidade do negócio perante o governo, sócios e demais stakeholders.

A auditoria das demonstrações financeiras, inclusive, é uma atividade regulada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Seu cliente pode precisar de auditoria contábil em diferentes circunstâncias, seja para se certificar de que todas as operações estejam em dia, seja para due diligence.

6. Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) consiste na organização, análise e tratamento de diferentes dados sobre determinado negócio.

A partir do BI, você pode oferecer relatórios ilustrados com infográficos de fácil compreensão, visando a dar mais solidez à tomada de decisão do gestor.

Uma empresa produz cotidianamente um grande volume de dados contábeis, fiscais, econômicos e financeiros.

Mas sem o devido tratamento e interpretação, esses dados (muitas vezes, desestruturados) não têm valor. 

O objetivo do BI é usar as ferramentas tecnológicas para transformar dados em informações úteis – um serviço que certamente agregará muito mais valor ao seu cliente. 

7. Assessoria trabalhista

Os assuntos trabalhistas precisam ser tratados com o devido rigor para evitar dores de cabeça com processos judiciais. 

Os principais serviços são: apuração de contracheques, emissão de guias de INSS e FGTS, relatórios de folha de pagamento, registro no CAGED e procedimentos de admissão e demissão.

Mas você pode oferecer também orientações sobre modelos de contratação (CLT, PJ, freelancer), esclarecimentos quanto à legislação trabalhista, apoio no plano de cargos e salários, dentre outros serviços.

8. Abertura e fechamento e empresa

O processo de abertura e fechamento de empresas é uma tarefa burocrática, com diversas exigências de órgãos governamentais que necessitam do apoio de profissionais.

Para abrir um negócio, o empresário precisa cumprir diversas obrigações, como consultas de local e nome, inscrição de CNPJ, alvarás de funcionamento, licenças ambientais, etc.

Para fechar também há uma série de burocracias, como verificação de passivos pendentes, certidões negativas, regularidade do FGTS, distrato social, baixa de CNPJ, dentre outras.

9. Contabilidade digital

Se seu escritório é daqueles tradicionais que atendem clientes presencialmente, saiba que a contabilidade digital pode ampliar seu alcance exponencialmente. 

Pense em uma fintech digital versus um banco tradicional com agência física. Uma transformação semelhante pode ocorrer em seu escritório. 

A mudança certamente exigirá investimentos, mas, com a ajuda da tecnologia, toda a troca de documentação é feita no ambiente online e muito trabalho manual passa a ser automatizado.

Assim, você consegue atender muito mais clientes, oferecendo planos competitivos e personalizados para diferentes tipos de público.

10. Consultoria financeira para pessoa física

As pessoas físicas, inclusive sócias das empresas que fazem parte do seu portfólio, também precisam de consultoria financeira. 

Trata-se de um trabalho que pode ir muito além da declaração anual de Imposto de Renda

Investimento no mercado de capitais, aquisição de bens via financiamento ou planejamento financeiro de longo prazo podem ser estruturados com muito mais eficiência com o auxílio de um profissional de contabilidade. 

Quais serviços devo oferecer aos clientes?

Para oferecer serviços contábeis de qualidade a seus clientes, primeiro você precisa avaliar as condições técnicas de sua equipe.

Há profissionais capacitados na sua empresa para fazer, por exemplo, valuation? 

Se você considera o serviço uma boa oportunidade, pode valer a pena contratar um especialista ou treinar algum colaborador para a tarefa.

Faça uma seleção dos serviços contábeis mais estratégicos para o seu modelo de negócio, monte um plano de ação com uma boa estratégia de marketing e coloque em prática.

Serviços contábeis que você pode terceirizar

Você pode também terceirizar diversos processos rotineiros de seu escritório e, assim, ter condições para ampliar a oferta de serviços contábeis. 

Dentre as tarefas operacionais que podem ser delegadas a uma empresa especializada, destacam-se:

  • Processamento contábil mensal
  • Emissão de balancetes
  • Demonstrações contábeis anuais
  • Folhas de pagamento e pró-labore
  • Apuração do Simples Nacional
  • Apuração do Lucro Presumido, dentre outros serviços. 

Por meio da terceirização, você deixa de se preocupar com rotinas e ganha tempo para pensar em soluções estratégicas e de alto valor agregado. 

Como acertar na oferta de serviços contábeis

Para ser bem-sucedido na oferta de novos serviços contábeis, você precisa de uma estratégia de vendas.

A essa altura, você já preparou sua empresa para crescer e está pronto para buscar novos clientes ou vender mais para os mesmos clientes. 

Para elaborar um plano com reais chances de êxito, você precisa: 

  1. Descobrir quais são as dores do empresário
  2. Mostrar a ele que o problema pode se agravar, caso alguma providência não seja tomada
  3. Apresentar cases de outros negócios que estiveram em situação semelhante, mas que reverteram o quadro
  4. E então oferecer a solução: seus serviços contábeis.

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