{"id":7322,"date":"2022-02-17T20:20:13","date_gmt":"2022-02-17T20:20:13","guid":{"rendered":"https:\/\/blog.fabricadecontabilidade.com.br\/?p=7322"},"modified":"2022-02-17T20:20:15","modified_gmt":"2022-02-17T20:20:15","slug":"marketing-contabil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.fabricadecontabilidade.com.br\/marketing-contabil\/","title":{"rendered":"Como fazer marketing cont\u00e1bil: etapas e dicas para contadores"},"content":{"rendered":"\n

H\u00e1 diferentes maneiras de fazer marketing cont\u00e1bil<\/strong> sem exceder os limites estabelecidos pelo C\u00f3digo de \u00c9tica do Contador. <\/p>\n\n\n\n

Afinal, seu escrit\u00f3rio \u00e9 um neg\u00f3cio e voc\u00ea precisa adotar estrat\u00e9gias de marketing e vendas se quiser crescer e conquistar novos clientes.<\/p>\n\n\n\n

Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas de como fazer marketing cont\u00e1bil e melhorar a rentabilidade<\/strong> da sua empresa. <\/p>\n\n\n\n

Vem com a gente!<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 marketing cont\u00e1bil?<\/h2>\n\n\n\n

Marketing cont\u00e1bil \u00e9 muito mais do que divulgar os servi\u00e7os oferecidos por uma empresa de contabilidade. <\/p>\n\n\n\n

Trata-se de uma estrat\u00e9gia empresarial <\/strong>que busca otimizar os lucros<\/a>, adequando a oferta de servi\u00e7os \u00e0s reais necessidades do cliente. <\/p>\n\n\n\n

O marketing cont\u00e1bil pode recorrer a pesquisas de mercado, ao aprimoramento dos servi\u00e7os, \u00e0 publicidade e propaganda, ao p\u00f3s-venda, dentre outras estrat\u00e9gias. <\/p>\n\n\n\n

Lembre-se dos 4 \u201cPs\u201d do marketing, os pilares de sustenta\u00e7\u00e3o de todo neg\u00f3cio: produto, pre\u00e7o, pra\u00e7a e promo\u00e7\u00e3o<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n

\u00c9 preciso oferecer bons servi\u00e7os a pre\u00e7os competitivos, fazer uma boa divulga\u00e7\u00e3o, al\u00e9m de atentar-se a um p\u00f3s-venda eficiente.<\/p>\n\n\n\n

Vantagens do marketing para contabilidade<\/h2>\n\n\n\n

Uma boa estrat\u00e9gia de marketing cont\u00e1bil pode fazer a diferen\u00e7a entre o sucesso e o fracasso de uma empresa de contabilidade<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea pode ser um excelente profissional<\/strong> e oferecer servi\u00e7os<\/a> de alta qualidade, mas se seus clientes n\u00e3o souberem disso, de pouco adianta.<\/p>\n\n\n\n

Quem n\u00e3o \u00e9 visto, n\u00e3o \u00e9 lembrado<\/h3>\n\n\n\n

Essa \u00e9 uma daquelas frases cl\u00e1ssicas, mas que fazem muito sentido, ainda mais no atual contexto de mercado.<\/p>\n\n\n\n

Abrir um escrit\u00f3rio cont\u00e1bil hoje em dia, com todas as ferramentas tecnol\u00f3gicas <\/strong>\u00e0 disposi\u00e7\u00e3o, exige uma estrutura leve, o que contribui com o aumento da concorr\u00eancia. <\/p>\n\n\n\n

Some-se a isso o crescimento da contabilidade digital<\/a>, que derrubou a barreira espa\u00e7o-tempo. <\/p>\n\n\n\n

Nesse ambiente cada vez mais saturado, voc\u00ea precisa de boas estrat\u00e9gias de marketing cont\u00e1bil <\/strong>para ser visto e lembrado. <\/p>\n\n\n\n

Mais cliente, mais faturamento<\/h3>\n\n\n\n

Aumentar a base de clientes \u00e9 o objetivo de toda empresa que pretende aumentar as vendas e lucrar mais<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Com um plano de marketing cont\u00e1bil<\/strong>, \u00e9 poss\u00edvel fazer isso, desde que seu escrit\u00f3rio esteja preparado para crescer. <\/p>\n\n\n\n

Mas lembre-se de que marketing n\u00e3o \u00e9 apenas divulga\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Com a automatiza\u00e7\u00e3o e a computa\u00e7\u00e3o em nuvem, mesmo um escrit\u00f3rio tradicional consegue aumentar o faturamento<\/a> sem, necessariamente, expandir os custos na mesma propor\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Relacionamento e credibilidade<\/h3>\n\n\n\n

O marketing cont\u00e1bil, principalmente o de relacionamento, tem como objetivo estabelecer rela\u00e7\u00f5es duradouras com os clientes<\/strong>, transformando-os em defensores da marca. <\/p>\n\n\n\n

Clientes fidelizados e satisfeitos podem ajudar a divulgar sua empresa, indicando seus servi\u00e7os para outros clientes, o que faz muito bem para os neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n

Diferencia\u00e7\u00e3o para se destacar no mercado<\/h3>\n\n\n\n

Em meio a um mercado cada vez mais disputado, para ser competitivo voc\u00ea precisa se diferenciar.<\/p>\n\n\n\n

A estrat\u00e9gia de marketing cont\u00e1bil, nesse caso, est\u00e1 em encontrar um nicho <\/strong>e focar os esfor\u00e7os em algum servi\u00e7o que voc\u00ea faz melhor do que a concorr\u00eancia. <\/p>\n\n\n\n

\u00c9 o caso da contabilidade consultiva<\/a>, que pode abranger desde o planejamento tribut\u00e1rio<\/strong> \u00e0 consultoria em valuation e fus\u00f5es e aquisi\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

O marketing cont\u00e1bil na legisla\u00e7\u00e3o do setor<\/h2>\n\n\n\n

Vimos que o marketing cont\u00e1bil envolve um conjunto de estrat\u00e9gias que visa a aumentar os lucros do neg\u00f3cio por meio da oferta do servi\u00e7o certo<\/strong>, para o cliente certo e a pre\u00e7o justo.<\/p>\n\n\n\n

Para captar novos clientes, entretanto, voc\u00ea precisa criar uma estrat\u00e9gia de comunica\u00e7\u00e3o eficiente, seja no ambiente online ou offline. <\/p>\n\n\n\n

Antes, por\u00e9m, \u00e9 preciso observar o C\u00f3digo de \u00c9tica do Profissional Contabilista<\/a> para n\u00e3o correr o risco de extrapolar os limites. <\/p>\n\n\n\n

Dentre as regras aprovadas<\/strong> pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) quanto \u00e0 publicidade dos servi\u00e7os, destacam-se:<\/p>\n\n\n\n

  1. A publicidade dos servi\u00e7os cont\u00e1beis, em qualquer modalidade ou ve\u00edculo de comunica\u00e7\u00e3o, deve primar pela sua natureza t\u00e9cnica e cient\u00edfica<\/li>
  2. Deve, ainda, ter car\u00e1ter meramente informativo, ser moderada e discreta<\/li>
  3. As a\u00e7\u00f5es de marketing n\u00e3o podem fazer afirma\u00e7\u00f5es desproporcionais, bem como compara\u00e7\u00f5es depreciativas em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 concorr\u00eancia<\/li>
  4. Cabe ao profissional manter em seu poder os dados t\u00e9cnicos e cient\u00edficos que sustentem a mensagem do marketing cont\u00e1bil.<\/li><\/ol>\n\n\n\n

    Clique aqui<\/a> para conferir na \u00edntegra o que diz o C\u00f3digo de \u00c9tica do Profissional Contabilista sobre marketing e outros assuntos.<\/p>\n\n\n\n

    Como fazer marketing cont\u00e1bil<\/h2>\n\n\n\n

    Fazer um plano de marketing cont\u00e1bil<\/strong> pode evocar a ideia de um documento extenso, recheado de teorias de dif\u00edcil leitura, mas n\u00e3o precisa ser assim. <\/p>\n\n\n\n

    Com os m\u00e9todos \u00e1geis, aplicados a diferentes \u00e1reas da gest\u00e3o de empresas, o trabalho fica mais simples e pr\u00e1tico. <\/p>\n\n\n\n

    Um deles \u00e9 o Canvas model<\/strong>, uma esp\u00e9cie de mapa que permite a visualiza\u00e7\u00e3o da s\u00edntese de um projeto em uma \u00fanica p\u00e1gina. <\/p>\n\n\n\n

    De todo modo, voc\u00ea precisa seguir algumas etapas, como as listadas a seguir, para fazer um plano de marketing cont\u00e1bil eficiente. <\/p>\n\n\n\n

    Comece pelo diagn\u00f3stico<\/h3>\n\n\n\n

    Antes de pensar em campanhas publicit\u00e1rias, o gestor de um escrit\u00f3rio cont\u00e1bil precisa fazer um diagn\u00f3stico da situa\u00e7\u00e3o da empresa<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n

    Como est\u00e3o os processos internos? D\u00e1 para atender a um poss\u00edvel aumento de demanda? Essas s\u00e3o algumas perguntas a serem respondidas.<\/p>\n\n\n\n

    Entenda quem s\u00e3o seus clientes<\/h3>\n\n\n\n

    Se voc\u00ea quer se destacar no mercado, defina quem s\u00e3o seus clientes<\/strong> e foque neles. <\/p>\n\n\n\n

    A \u00e1rea cont\u00e1bil \u00e9 vasta e n\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel atender toda e qualquer demanda com a qualidade necess\u00e1ria. <\/p>\n\n\n\n

    Ao segmentar o p\u00fablico<\/strong> e prestar um atendimento especializado, voc\u00ea ajusta o foco no core business e n\u00e3o perde tempo com distra\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

    Defina as estrat\u00e9gias de marketing<\/h3>\n\n\n\n

    Com a casa em ordem e o p\u00fablico-alvo definido, a etapa seguinte \u00e9 trabalhar as estrat\u00e9gias de marketing cont\u00e1bil.<\/p>\n\n\n\n

    Dentro dos limites normativos, voc\u00ea deve definir a ideia central<\/strong> da campanha, de modo a valorizar os atributos de sua empresa.<\/p>\n\n\n\n

    Defina tamb\u00e9m os canais de comunica\u00e7\u00e3o e crie um cronograma.<\/p>\n\n\n\n

    Estrat\u00e9gias de marketing digital para contabilidade<\/h2>\n\n\n\n

    O universo do marketing cont\u00e1bil \u00e9 vasto e repleto de possibilidades. <\/p>\n\n\n\n

    Se voc\u00ea est\u00e1 come\u00e7ando a pensar o seu neg\u00f3cio<\/strong> de maneira diferente, confira algumas estrat\u00e9gias que podem ajudar.<\/p>\n\n\n\n

    Marketing de conte\u00fado<\/h3>\n\n\n\n

    O marketing de conte\u00fado traz informa\u00e7\u00e3o educativa e de qualidade<\/strong> para os leads, na inten\u00e7\u00e3o de transform\u00e1-los em clientes. <\/p>\n\n\n\n

    S\u00e3o exemplos: postagens em blogs, e-books, v\u00eddeos, webinars, etc. Ao oferecer conte\u00fado rico e gratuito, voc\u00ea cria autoridade e se torna refer\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

    Redes sociais<\/h3>\n\n\n\n

    Pesquisas mostram que os brasileiros est\u00e3o entre os que mais gastam tempo em redes sociais, logo, sua empresa precisa<\/strong> estar nesse ambiente.<\/p>\n\n\n\n