{"id":7385,"date":"2022-08-03T18:15:40","date_gmt":"2022-08-03T18:15:40","guid":{"rendered":"https:\/\/blog.fabricadecontabilidade.com.br\/?p=7385"},"modified":"2022-08-03T18:15:42","modified_gmt":"2022-08-03T18:15:42","slug":"proposta-de-servicos-contabeis","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.fabricadecontabilidade.com.br\/proposta-de-servicos-contabeis\/","title":{"rendered":"Como elaborar uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis e ganhar clientes"},"content":{"rendered":"\n
Mais do que um documento formal, a proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis <\/strong>\u00e9 um instrumento estrat\u00e9gico de negocia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Diferentemente de um contrato, que segue determinados padr\u00f5es jur\u00eddicos, a proposta tem um car\u00e1ter muito mais comercial.<\/p>\n\n\n\n Deve, portanto, ser uma pe\u00e7a que tenha layout agrad\u00e1vel, infogr\u00e1ficos com dados relevantes e uma sequ\u00eancia l\u00f3gica de informa\u00e7\u00f5es que cause boa impress\u00e3o<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Quer saber como fazer do jeito certo?<\/p>\n\n\n\n Com as dicas deste texto, voc\u00ea vai descobrir como elaborar uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis irrecus\u00e1vel e conquistar mais clientes para o seu escrit\u00f3rio.<\/p>\n\n\n\n Siga a leitura.<\/p>\n\n\n\n Uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis<\/a> \u00e9 um documento que formaliza a inten\u00e7\u00e3o <\/strong>de se estabelecer uma rela\u00e7\u00e3o comercial entre uma empresa cont\u00e1bil e um cliente em potencial.<\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea chegou ao ponto de enviar uma proposta, provavelmente j\u00e1 fez contato com o empres\u00e1rio e tem uma no\u00e7\u00e3o clara do que ele precisa.<\/p>\n\n\n\n De toda forma, uma proposta \u00e9 apenas uma proposta e voc\u00ea deve caprichar nos argumentos para conseguir fechar o contrato de presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os <\/strong>efetivamente.<\/p>\n\n\n\n Trata-se, portanto, de um documento que deve conter apenas informa\u00e7\u00f5es relevantes para o tipo de cliente com o qual voc\u00ea est\u00e1 negociando.<\/p>\n\n\n\n Diferentemente de outros instrumentos jur\u00eddicos, n\u00e3o h\u00e1 necessidade de voc\u00ea seguir um padr\u00e3o para elaborar a proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis.<\/p>\n\n\n\n Pode usar a criatividade e adotar estrat\u00e9gias comerciais e de marketing<\/a>, visando a capturar a aten\u00e7\u00e3o do cliente.<\/p>\n\n\n\n Se for necess\u00e1rio, contrate um profissional de design para ajud\u00e1-lo a dispor as informa\u00e7\u00f5es de maneira harm\u00f4nica, agrad\u00e1vel e de f\u00e1cil compreens\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Para elaborar uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis do jeito certo, primeiro voc\u00ea precisa conhecer o seu potencial cliente <\/strong>e entender quais s\u00e3o suas reais necessidades.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 importante que voc\u00ea saiba o setor no qual a empresa dele atua, quantos funcion\u00e1rios tem, qual \u00e9 o regime de tributa\u00e7\u00e3o e se h\u00e1 quest\u00f5es espec\u00edficas que voc\u00ea precisa entender melhor.<\/p>\n\n\n\n Alguns clientes podem demandar apenas os servi\u00e7os b\u00e1sicos <\/strong>para os quais voc\u00ea j\u00e1 tem pacotes pr\u00e9-prontos. <\/p>\n\n\n\n Outros podem precisar de servi\u00e7os espec\u00edficos, inclusive de consultoria, que podem exigir mais de voc\u00ea e sua equipe, como as empresas de servi\u00e7os m\u00e9dicos, por exemplo. <\/p>\n\n\n\n Uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis, portanto, \u00e9 um documento personalizado, feito de acordo com a demanda de cada cliente<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea at\u00e9 pode aproveitar um modelo previamente estruturado, mas deve ter aten\u00e7\u00e3o ao adaptar as informa\u00e7\u00f5es e, sobretudo, ao pre\u00e7o de cada servi\u00e7o. <\/p>\n\n\n\n Vamos a um passo a passo<\/strong> de como elaborar uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis. <\/p>\n\n\n\n A primeira p\u00e1gina da proposta deve ser reservada a uma breve apresenta\u00e7\u00e3o <\/strong>de sua empresa.<\/p>\n\n\n\n Capriche no conte\u00fado e valorize o que sua empresa tem de diferencial frente \u00e0 concorr\u00eancia \u2013 mas sem exageros.<\/p>\n\n\n\n Vale destacar o hist\u00f3rico de mercado, a qualifica\u00e7\u00e3o da equipe, a tecnologia adotada, os tipos de servi\u00e7os cont\u00e1beis ou a especialidade em determinado nicho, como micro e pequenas empresas ou startups, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n Ao enumerar os servi\u00e7os oferecidos, vale ressaltar: a proposta n\u00e3o deve extrapolar os interesses do cliente<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n N\u00e3o h\u00e1 necessidade de voc\u00ea mencionar servi\u00e7os de consultoria em fus\u00f5es e aquisi\u00e7\u00f5es ou valuation se o potencial cliente \u00e9 uma empresa do Simples Nacional interessada apenas em servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n Outra dica \u00e9 apresentar os servi\u00e7os em pacotes com diferentes faixas de pre\u00e7o, conforme o tamanho e a complexidade de cada rotina.<\/p>\n\n\n\n Para ajud\u00e1-lo a organizar melhor este t\u00f3pico, voc\u00ea pode agrupar os clientes de acordo com:<\/p>\n\n\n\n Evite discriminar os valores individualmente.<\/p>\n\n\n\n Assim, voc\u00ea corre menos risco de o cliente selecionar apenas alguns servi\u00e7os, descaracterizando o pacote.<\/p>\n\n\n\n A defini\u00e7\u00e3o dos honor\u00e1rios<\/a> deve ser feita com base em crit\u00e9rios de precifica\u00e7\u00e3o que considerem tanto os aspectos internos quanto externos ao escrit\u00f3rio. <\/p>\n\n\n\n Do ponto de vista interno, voc\u00ea deve considerar os custos e despesas fixas e vari\u00e1veis, m\u00e3o de obra especializada e, claro, sua margem de lucro<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n Mas \u00e9 preciso observar tamb\u00e9m as pr\u00e1ticas de mercado ou algum valor de refer\u00eancia, como os divulgados pelos \u00f3rg\u00e3os que representam o setor. <\/p>\n\n\n\n Vale ressaltar que a ideia aqui n\u00e3o \u00e9 copiar o pre\u00e7o da concorr\u00eancia, sobretudo da contabilidade de baixo custo<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n O objetivo \u00e9 definir os honor\u00e1rios a partir de algumas refer\u00eancias. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m do mais, ao elaborar uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis, voc\u00ea deve considerar as especificidades de cada cliente, como:<\/p>\n\n\n\n Embora a quest\u00e3o financeira seja importante em uma negocia\u00e7\u00e3o, nem sempre o menor pre\u00e7o <\/strong>\u00e9 a melhor escolha e o cliente sabe disso. <\/p>\n\n\n\n Outro detalhe que n\u00e3o pode passar despercebido \u00e9 o crit\u00e9rio de reajuste<\/strong> da mensalidade. <\/p>\n\n\n\n O mais comum \u00e9 o uso de \u00edndices de infla\u00e7\u00e3o, como o IPCA, o \u00edndice oficial, ou IGP-M, mas h\u00e1 quem adote tamb\u00e9m o reajuste do sal\u00e1rio m\u00ednimo nacional como par\u00e2metro.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m de criar e oferecer pacotes dentro da proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis, voc\u00ea pode apresentar alguns servi\u00e7os extras <\/strong>que seu escrit\u00f3rio pode oferecer, conforme o perfil e objetivo do cliente.<\/p>\n\n\n\n A estrat\u00e9gia de servi\u00e7os agregados pode ser usada de duas maneiras:<\/p>\n\n\n\n Caso ofere\u00e7a algum servi\u00e7o adicional<\/strong> como b\u00f4nus, certifique-se de que seu escrit\u00f3rio tenha as condi\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias para assumir a tarefa e fa\u00e7a as contas para ver se o esfor\u00e7o vale a pena.<\/p>\n\n\n\n Alguns escrit\u00f3rios cont\u00e1beis, por exemplo, n\u00e3o cobram por determinados servi\u00e7os, como abertura de empresa<\/strong>, na inten\u00e7\u00e3o de captar o cliente para uma presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os cont\u00ednua e duradoura.<\/p>\n\n\n\n Ao elaborar uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis, voc\u00ea tamb\u00e9m deve estipular um prazo de validade<\/strong>, ou seja, por quanto tempo os pre\u00e7os descritos ser\u00e3o v\u00e1lidos.<\/p>\n\n\n\n O prazo de validade tem duas vantagens importantes:<\/p>\n\n\n\n T\u00e3o importante quanto saber o que fazer \u00e9 ter ci\u00eancia do que n\u00e3o fazer em uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis<\/strong>. <\/strong><\/p>\n\n\n\n Afinal, pequenos equ\u00edvocos, mesmo que aparentemente inofensivos, podem comprometer toda uma negocia\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n Veja o que evitar:<\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea precisa ter em mente que o empres\u00e1rio provavelmente avaliar\u00e1 outras propostas de servi\u00e7os cont\u00e1beis, ent\u00e3o o atendimento de qualidade<\/strong> \u00e9 um importante diferencial. <\/p>\n\n\n\n O pre\u00e7o certamente ser\u00e1 levado em conta pelo potencial cliente, mas n\u00e3o como \u00fanico fator de decis\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n O empres\u00e1rio precisa sentir confian\u00e7a no profissionalismo<\/strong> de seu escrit\u00f3rio e ter clara percep\u00e7\u00e3o de que a proposta foi feita sob medida e n\u00e3o copiada simplesmente de um modelo padr\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Pense na proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis como um instrumento que integra as estrat\u00e9gias de marketing e vendas<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n Embora seja comum um documento impresso em papel timbrado e com carimbo do contador, voc\u00ea pode usar a criatividade e surpreender o seu cliente. <\/p>\n\n\n\n Em termos de conte\u00fado, a proposta, como vimos, deve ser bem escrita, de f\u00e1cil compreens\u00e3o, se poss\u00edvel ilustrada com infogr\u00e1ficos que facilitem uma leitura r\u00e1pida. <\/p>\n\n\n\n Quanto aos meios utilizados, voc\u00ea pode produzir um arquivo impresso, enviar um PDF por e-mail ou fazer uma proposta em Power BI<\/strong>, de maneira que o usu\u00e1rio possa navegar pelos hiperlinks. <\/p>\n\n\n\n Caso o cliente requisite uma reuni\u00e3o presencial ou por videoconfer\u00eancia, voc\u00ea pode explicar os principais t\u00f3picos da proposta, tirar d\u00favidas e aproveitar a oportunidade para valorizar ainda mais os aspectos positivos dos seus servi\u00e7os. <\/p>\n\n\n\n Depende de cada situa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Como vimos, a proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis deve ser adequada ao perfil e \u00e0s necessidades<\/strong> do cliente em quest\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n N\u00e3o vale, portanto, fazer uma proposta gen\u00e9rica que n\u00e3o atenda \u00e0s expectativas ou esteja em desacordo com as prioridades do contratante.<\/p>\n\n\n\n Uma boa maneira de organizar os servi\u00e7os prestados dentro de uma proposta comercial \u00e9 dividi-los em servi\u00e7os b\u00e1sicos e servi\u00e7os customizados<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n No t\u00f3pico de servi\u00e7os b\u00e1sicos, voc\u00ea pode destacar:<\/p>\n\n\n\n Quando aplic\u00e1vel, voc\u00ea pode adicionar \u00e0 proposta comercial servi\u00e7os de consultoria cont\u00e1bil, como:<\/p>\n\n\n\n No caso dos servi\u00e7os b\u00e1sicos, \u00e9 mais f\u00e1cil para o contador criar pacotes pr\u00e9-prontos e precificados que podem ser adaptados conforme a necessidade de cada cliente ou grupo de clientes.<\/p>\n\n\n\n No caso da contabilidade consultiva<\/strong>, os pre\u00e7os podem variar conforme o tempo de consultoria, o n\u00edvel de complexidade do servi\u00e7o e a aten\u00e7\u00e3o exigida em cada situa\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n A dica \u00e9 discriminar esses servi\u00e7os dentro da proposta como extraordin\u00e1rios, considerando que n\u00e3o ser\u00e3o recorrentes como os servi\u00e7os b\u00e1sicos. <\/p>\n\n\n\n Agora que voc\u00ea sabe como elaborar uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis, pode estar se perguntando:<\/p>\n\n\n\n \u201cOK, mas como captar novos clientes e ampliar o faturamento<\/strong> do meu escrit\u00f3rio sem precisar investir em contrata\u00e7\u00f5es e aumentar os custos na mesma propor\u00e7\u00e3o?\u201d<\/p>\n\n\n\n A resposta pode estar na terceiriza\u00e7\u00e3o das demandas rotineiras<\/a> e operacionais do seu escrit\u00f3rio a uma empresa especializada em produ\u00e7\u00e3o cont\u00e1bil, como a F\u00e1brica de Contabilidade<\/a>.<\/p>\n\n\n\n Nossa miss\u00e3o \u00e9 desafogar o dia a dia<\/strong> de escrit\u00f3rios cont\u00e1beis, livrando o contador das amarras burocr\u00e1ticas para que ele possa adequar o seu neg\u00f3cio \u00e0 nova realidade de mercado. <\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea est\u00e1 soterrado de pap\u00e9is e processos, sem tempo para pensar em estrat\u00e9gias de contabilidade consultiva<\/strong> que agreguem valor \u00e0 sua empresa e ao seu cliente, precisa conhecer as solu\u00e7\u00f5es da F\u00e1brica de Contabilidade<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Cuidamos tanto do processamento cont\u00e1bil quanto fiscal de seus clientes, al\u00e9m de prestarmos consultoria em Business Intelligence para voc\u00ea gerir o seu neg\u00f3cio com muito mais intelig\u00eancia. <\/p>\n\n\n\nProposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis: o que \u00e9?<\/h2>\n\n\n\n
Como elaborar uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis?<\/h2>\n\n\n\n
1. Apresente sua empresa<\/h3>\n\n\n\n
2. Apresente os servi\u00e7os oferecidos<\/h3>\n\n\n\n
3. Defina os honor\u00e1rios<\/h3>\n\n\n\n
4. Destaque os servi\u00e7os extraordin\u00e1rios<\/h3>\n\n\n\n
5. Estipule um prazo de validade da proposta <\/h3>\n\n\n\n
O que n\u00e3o fazer em uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis<\/h2>\n\n\n\n
Como apresentar sua proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis<\/h2>\n\n\n\n
Quais servi\u00e7os cont\u00e1beis incluir na proposta?<\/h2>\n\n\n\n
Ganhe f\u00f4lego para ampliar sua proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis com a terceiriza\u00e7\u00e3o<\/h2>\n\n\n\n