{"id":7385,"date":"2022-08-03T18:15:40","date_gmt":"2022-08-03T18:15:40","guid":{"rendered":"https:\/\/blog.fabricadecontabilidade.com.br\/?p=7385"},"modified":"2022-08-03T18:15:42","modified_gmt":"2022-08-03T18:15:42","slug":"proposta-de-servicos-contabeis","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.fabricadecontabilidade.com.br\/proposta-de-servicos-contabeis\/","title":{"rendered":"Como elaborar uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis e ganhar clientes"},"content":{"rendered":"\n

Mais do que um documento formal, a proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis <\/strong>\u00e9 um instrumento estrat\u00e9gico de negocia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Diferentemente de um contrato, que segue determinados padr\u00f5es jur\u00eddicos, a proposta tem um car\u00e1ter muito mais comercial.<\/p>\n\n\n\n

Deve, portanto, ser uma pe\u00e7a que tenha layout agrad\u00e1vel, infogr\u00e1ficos com dados relevantes e uma sequ\u00eancia l\u00f3gica de informa\u00e7\u00f5es que cause boa impress\u00e3o<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Quer saber como fazer do jeito certo?<\/p>\n\n\n\n

Com as dicas deste texto, voc\u00ea vai descobrir como elaborar uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis irrecus\u00e1vel e conquistar mais clientes para o seu escrit\u00f3rio.<\/p>\n\n\n\n

Siga a leitura.<\/p>\n\n\n\n

Proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis: o que \u00e9?<\/h2>\n\n\n\n

Uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis<\/a> \u00e9 um documento que formaliza a inten\u00e7\u00e3o <\/strong>de se estabelecer uma rela\u00e7\u00e3o comercial entre uma empresa cont\u00e1bil e um cliente em potencial.<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea chegou ao ponto de enviar uma proposta, provavelmente j\u00e1 fez contato com o empres\u00e1rio e tem uma no\u00e7\u00e3o clara do que ele precisa.<\/p>\n\n\n\n

De toda forma, uma proposta \u00e9 apenas uma proposta e voc\u00ea deve caprichar nos argumentos para conseguir fechar o contrato de presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os <\/strong>efetivamente.<\/p>\n\n\n\n

Trata-se, portanto, de um documento que deve conter apenas informa\u00e7\u00f5es relevantes para o tipo de cliente com o qual voc\u00ea est\u00e1 negociando.<\/p>\n\n\n\n

Diferentemente de outros instrumentos jur\u00eddicos, n\u00e3o h\u00e1 necessidade de voc\u00ea seguir um padr\u00e3o para elaborar a proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis.<\/p>\n\n\n\n

Pode usar a criatividade e adotar estrat\u00e9gias comerciais e de marketing<\/a>, visando a capturar a aten\u00e7\u00e3o do cliente.<\/p>\n\n\n\n

Se for necess\u00e1rio, contrate um profissional de design para ajud\u00e1-lo a dispor as informa\u00e7\u00f5es de maneira harm\u00f4nica, agrad\u00e1vel e de f\u00e1cil compreens\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Como elaborar uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis?<\/h2>\n\n\n\n

Para elaborar uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis do jeito certo, primeiro voc\u00ea precisa conhecer o seu potencial cliente <\/strong>e entender quais s\u00e3o suas reais necessidades.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 importante que voc\u00ea saiba o setor no qual a empresa dele atua, quantos funcion\u00e1rios tem, qual \u00e9 o regime de tributa\u00e7\u00e3o e se h\u00e1 quest\u00f5es espec\u00edficas que voc\u00ea precisa entender melhor.<\/p>\n\n\n\n

Alguns clientes podem demandar apenas os servi\u00e7os b\u00e1sicos <\/strong>para os quais voc\u00ea j\u00e1 tem pacotes pr\u00e9-prontos. <\/p>\n\n\n\n

Outros podem precisar de servi\u00e7os espec\u00edficos, inclusive de consultoria, que podem exigir mais de voc\u00ea e sua equipe, como as empresas de servi\u00e7os m\u00e9dicos, por exemplo. <\/p>\n\n\n\n

Uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis, portanto, \u00e9 um documento personalizado, feito de acordo com a demanda de cada cliente<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea at\u00e9 pode aproveitar um modelo previamente estruturado, mas deve ter aten\u00e7\u00e3o ao adaptar as informa\u00e7\u00f5es e, sobretudo, ao pre\u00e7o de cada servi\u00e7o. <\/p>\n\n\n\n

Vamos a um passo a passo<\/strong> de como elaborar uma proposta de servi\u00e7os cont\u00e1beis. <\/p>\n\n\n\n

1. Apresente sua empresa<\/h3>\n\n\n\n

A primeira p\u00e1gina da proposta deve ser reservada a uma breve apresenta\u00e7\u00e3o <\/strong>de sua empresa.<\/p>\n\n\n\n

Capriche no conte\u00fado e valorize o que sua empresa tem de diferencial frente \u00e0 concorr\u00eancia \u2013 mas sem exageros.<\/p>\n\n\n\n

Vale destacar o hist\u00f3rico de mercado, a qualifica\u00e7\u00e3o da equipe, a tecnologia adotada, os tipos de servi\u00e7os cont\u00e1beis ou a especialidade em determinado nicho, como micro e pequenas empresas ou startups, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

2. Apresente os servi\u00e7os oferecidos<\/h3>\n\n\n\n

Ao enumerar os servi\u00e7os oferecidos, vale ressaltar: a proposta n\u00e3o deve extrapolar os interesses do cliente<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o h\u00e1 necessidade de voc\u00ea mencionar servi\u00e7os de consultoria em fus\u00f5es e aquisi\u00e7\u00f5es ou valuation se o potencial cliente \u00e9 uma empresa do Simples Nacional interessada apenas em servi\u00e7os b\u00e1sicos.<\/p>\n\n\n\n

Outra dica \u00e9 apresentar os servi\u00e7os em pacotes com diferentes faixas de pre\u00e7o, conforme o tamanho e a complexidade de cada rotina.<\/p>\n\n\n\n

Para ajud\u00e1-lo a organizar melhor este t\u00f3pico, voc\u00ea pode agrupar os clientes de acordo com:<\/p>\n\n\n\n