{"id":7489,"date":"2023-03-27T13:58:37","date_gmt":"2023-03-27T13:58:37","guid":{"rendered":"https:\/\/blog.fabricadecontabilidade.com.br\/?p=7489"},"modified":"2023-03-27T13:58:38","modified_gmt":"2023-03-27T13:58:38","slug":"indicadores-de-desempenho-contabilidade","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.fabricadecontabilidade.com.br\/indicadores-de-desempenho-contabilidade\/","title":{"rendered":"Indicadores de desempenho contabilidade: entenda o que s\u00e3o e qual a sua import\u00e2ncia"},"content":{"rendered":"\n
Pensando em implantar indicadores de desempenho na contabilidade<\/strong>?<\/p>\n\n\n\n Essa, de fato, \u00e9 uma iniciativa que pode ajudar voc\u00ea a enxergar com muito mais clareza a performance do seu escrit\u00f3rio cont\u00e1bil.<\/p>\n\n\n\n Afinal, os indicadores de desempenho s\u00e3o capazes de captar informa\u00e7\u00f5es estrat\u00e9gicas<\/strong> tanto internas (relacionadas \u00e0s opera\u00e7\u00f5es) quanto externas (relacionadas ao mercado). <\/p>\n\n\n\n Para saber quais s\u00e3o as ferramentas mais adequadas<\/strong> aos escrit\u00f3rios cont\u00e1beis e como implement\u00e1-las, siga a leitura.<\/p>\n\n\n\n Indicadores de desempenho na contabilidade s\u00e3o conjuntos de m\u00e9tricas<\/strong> usadas para mensurar a performance do neg\u00f3cio em diferentes aspectos. <\/p>\n\n\n\n Conhecidos pela sigla KPI (Key Performance Indicator), s\u00e3o classificados em grupos, como:<\/p>\n\n\n\n Nos escrit\u00f3rios de contabilidade<\/a>, voc\u00ea pode selecionar os mais adequados e conjug\u00e1-los de maneira a obter insights \u00fateis \u00e0 tomada de decis\u00e3o<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Um exemplo \u00e9 o cruzamento de dados de um indicador de produtividade com um indicador de qualidade ou de lucratividade e competitividade<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Indicadores de desempenho s\u00e3o como o painel de instrumentos de um ve\u00edculo, sem o qual o condutor n\u00e3o tem as informa\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias para seguir viagem.<\/p>\n\n\n\n As principais m\u00e9tricas (medidas brutas espec\u00edficas<\/strong>) que alimentam os indicadores de desempenho nos escrit\u00f3rios cont\u00e1beis s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n O NPS (Net Promoter Score) \u00e9 uma m\u00e9trica de desempenho relacionada \u00e0 qualidade e competitividade<\/strong> do escrit\u00f3rio cont\u00e1bil.<\/p>\n\n\n\n Seu objetivo \u00e9 captar o \u00edndice de satisfa\u00e7\u00e3o do cliente<\/strong>, algo essencial para empresas que precisam de receita recorrente.<\/p>\n\n\n\n A f\u00f3rmula do NPS \u00e9:<\/p>\n\n\n\n Aplicado por meio de pesquisas, a m\u00e9trica classifica os clientes como \u201cpromotores\u201d da empresa, \u201cpassivos\u201d ou \u201cdetratores\u201d.<\/p>\n\n\n\n Quem atribui uma nota de 1 a 6 \u00e9 considerado um detrator, ou seja, est\u00e1 sujeito a falar mal da marca.<\/p>\n\n\n\n Quem d\u00e1 7 ou 8 \u00e9 passivo ou neutro, ou seja, est\u00e1 relativamente satisfeito mas dificilmente vai promover o neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n J\u00e1 quem opta por uma pontua\u00e7\u00e3o de 9 ou 10<\/strong> \u00e9 considerado \u201cpromotor\u201d<\/strong>, ou seja, algu\u00e9m que est\u00e1 realmente satisfeito a ponto de fazer propaganda espont\u00e2nea.<\/p>\n\n\n\n O MRR (Monthly Recurring Revenue, ou Receita Mensal Recorrente<\/strong>) tem como fun\u00e7\u00e3o medir a estabilidade do fluxo de receita do escrit\u00f3rio cont\u00e1bil<\/a>. <\/p>\n\n\n\n Afinal, a presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os dos escrit\u00f3rios tende a ser cont\u00ednua, sobretudo os servi\u00e7os de assessoria cont\u00e1bil relacionados aos processos burocr\u00e1ticos.<\/p>\n\n\n\n A f\u00f3rmula do MRR, que desconsidera receitas eventuais ou pontuais, \u00e9:<\/p>\n\n\n\n O CAC, por sua vez, mede o custo de aquisi\u00e7\u00e3o de clientes <\/strong>e considera gastos com marketing, comiss\u00e3o de vendedores, brindes, patroc\u00ednios a eventos, etc.<\/p>\n\n\n\n Sua f\u00f3rmula \u00e9:<\/p>\n\n\n\n Diferentemente da margem de lucro<\/a> e do MRR, quanto menor o CAC, melhor<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Significa que as a\u00e7\u00f5es da empresa t\u00eam sido eficazes.<\/p>\n\n\n\n O churn rate, como \u00e9 chamada a taxa de rejei\u00e7\u00e3o ou cancelamento<\/strong>, mede o percentual de perda de clientes ou de receita em determinado per\u00edodo de tempo.<\/p>\n\n\n\n Em tempos de acirramento da concorr\u00eancia<\/strong> como surgimento de novos players, trata-se de uma m\u00e9trica de desempenho na contabilidade que tamb\u00e9m precisa ser considerada. <\/p>\n\n\n\n A f\u00f3rmula \u00e9:<\/p>\n\n\n\n Os indicadores de desempenho na contabilidade s\u00e3o fundamentais por diferentes raz\u00f5es, dentre as quais:<\/p>\n\n\n\nO que s\u00e3o indicadores de desempenho de contabilidade?<\/h2>\n\n\n\n
\n
Quais m\u00e9tricas comp\u00f5em os indicadores de desempenho de contabilidade?<\/h2>\n\n\n\n
1. NPS (Net Promoter Score)<\/h3>\n\n\n\n
\n
2. MRR<\/h3>\n\n\n\n
\n
3. CAC<\/h3>\n\n\n\n
\n
4. Churn rate<\/h3>\n\n\n\n
\n
Qual \u00e9 a import\u00e2ncia dos indicadores de desempenho na contabilidade?<\/h2>\n\n\n\n
\n