Organograma de escritório de contabilidade: o que é, exemplo e como fazer

organograma escritório de contabilidade

Sua empresa contábil pode estar na fase de planejamento ou passando por uma reestruturação, não importa a situação, o organograma de escritório contábil é um instrumento essencial que faz a diferença na gestão estratégica e na entrega de resultados. A seguir, você descobrirá como criá-lo.

O que é organograma de escritório de contabilidade?

Um organograma de escritório de contabilidade representa graficamente a estrutura organizacional de uma empresa contábil.

Ele tem o propósito de demonstrar visualmente como o escritório funciona e como os cargos se comunicam claramente e “desenhada”.

Existem diversos tipos e modelos de organogramas que diferentes empresas podem usar, incluindo o organograma vertical, horizontal e circular.

Organograma vertical

O organograma vertical, também conhecido como estrutura organizacional clássica, é um dos mais conhecidos.

Normalmente, empresas tradicionais o utilizam, e funciona como uma pirâmide, com as posições mais importantes no topo.

As decisões são tomadas de cima para baixo neste tipo de organograma, e quando ocorrem problemas operacionais no nível mais baixo, as soluções são buscadas nos níveis superiores.

Organograma horizontal

No organograma horizontal, o cargo mais alto (CEO) está à esquerda, e os demais cargos estão à direita.

Embora ainda exista hierarquia, os cargos e funções são posicionados lado a lado, em vez de um abaixo do outro.

Essa abordagem suaviza as relações de comando, dando mais autonomia aos colaboradores e tornando a gestão mais ágil e flexível.

Organograma circular ou radial

No organograma circular, o cargo mais importante está no centro, e os demais são dispostos ao seu redor.

Empresas modernas, como os escritórios de contabilidade que cresceram graças à tecnologia, frequentemente adotam o organograma circular.

Em algumas versões, o cliente é colocado no centro, considerando que a atenção da empresa deve estar focada nele.

Quer levar a contabilidade do seu escritório para o próximo nível?
A transformação tecnológica é a chave para o sucesso!

Baixe agora nosso ebook gratuito: 'Guia Completo: Como a Tecnologia Pode Transformar a Contabilidade do seu Escritório Contábil' e descubra as estratégias que vão impulsionar seus resultados.



Neste ebook exclusivo, você terá acesso a insights valiosos e melhores práticas para superar os desafios do mercado contábil atual.



Aprenda como utilizar a automação, a digitalização e as soluções tecnológicas certas para:



Aumentar a eficiência e produtividade do seu escritório;
Reduzir erros e retrabalho na contabilidade;
Oferecer um atendimento mais consultivo aos seus clientes;
Otimizar processos e ganhar tempo para se dedicar a tarefas estratégicas;
Melhorar a rentabilidade do seu negócio contábil.

Quais setores compõem um organograma de escritório de contabilidade?

Em um organograma de escritório de contabilidade, é necessário considerar pelo menos os seguintes setores/departamentos.

1. Legal/societário

O departamento que cuida dos aspectos legais e societários dos clientes é responsável por serviços como a abertura de empresas, reorganização societária e fusões e aquisições.

Também pode oferecer serviços de contabilidade consultiva em assuntos como planejamento tributário, compliance e governança.

2. Departamento Fiscal

O departamento fiscal presta assessoria ao cliente em serviços como a emissão de notas fiscais e escrituração contábil.

Além disso, mantém o cliente conforme as obrigações fiscais, tanto as principais (pagamento de tributos) quanto as acessórias (envio de relatórios e demonstrativos).

3. Departamento Contábil

O departamento contábil analisa as movimentações financeiras da empresa do cliente e as mutações do patrimônio líquido.

Ele também determina a classificação tributária adequada com base no faturamento e no regime de tributação adotado.

4. Departamento Trabalhista

O departamento de pessoal e RH cuida das questões trabalhistas dos colaboradores dos clientes, incluindo folha de pagamento, rotinas do e-Social e outros aspectos relacionados à equipe.

Exemplos de organograma para escritório de contabilidade

Como mencionado anteriormente, existem diferentes modelos de organogramas para escritórios de contabilidade. Vejamos alguns exemplos para facilitar o entendimento.

1. Modelo vertical

O organograma vertical, inspirado nas hierarquias militares, segue uma cadeia de comando de cima para baixo.

Organograma de escritório contábil

2. Modelo circular (radial)

Os modelos circulares buscam horizontalizar as decisões e incentivar o autogerenciamento das equipes com diretrizes definidas pelo CEO.

Organograma de escritório contábil modelo circular

Em alguns modelos circulares de organogramas para escritório de contabilidade, o cliente é colocado no centro, direcionando o foco da empresa para ele.

Organograma de escritório contábil modelo circular

Como montar um organograma para escritório de contabilidade?

A estrutura de um organograma de escritório de contabilidade deve ser adaptada ao modelo de negócio.

Empresas contábeis maiores, que oferecem serviços de assessoria e consultoria contábil, provavelmente terão mais departamentos do que escritórios menores focados em compliance fiscal.

Para criar um organograma personalizado para sua empresa, siga estes passos:

1. Definir os departamentos

Comece definindo os setores/departamentos e suas equipes de trabalho correspondentes.

Neste estágio, considere também a possibilidade de terceirizar e automatizar atividades para reduzir custos. Se necessário, inclua no organograma um cargo dedicado à gestão de terceirizados.

2. Definir a estrutura

Em seguida, desenhe a estrutura organizacional da empresa, decidindo se será verticalizada, com decisões de cima para baixo, ou horizontalizada, com ênfase na integração entre equipes e na criatividade.

Lembre-se de que o organograma de escritório de contabilidade não é apenas decorativo, ele orienta o funcionamento da organização, otimizando o fluxo de trabalho e garantindo eficiência e qualidade na entrega.

Se está abrindo uma empresa de contabilidade ou passando por uma reestruturação interna, considere as soluções da Fábrica de Contabilidade. Terceirizando as tarefas rotineiras, você terá mais tempo para estratégias de crescimento do seu negócio.

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.