Sua empresa contábil pode estar na fase de planejamento ou passando por uma reestruturação, não importa a situação, o organograma de escritório contábil é um instrumento essencial que faz a diferença na gestão estratégica e na entrega de resultados. A seguir, você descobrirá como criá-lo.
O que é organograma de escritório de contabilidade?
Um organograma de escritório de contabilidade representa graficamente a estrutura organizacional de uma empresa contábil.
Ele tem o propósito de demonstrar visualmente como o escritório funciona e como os cargos se comunicam claramente e “desenhada”.
Existem diversos tipos e modelos de organogramas que diferentes empresas podem usar, incluindo o organograma vertical, horizontal e circular.
Organograma vertical
O organograma vertical, também conhecido como estrutura organizacional clássica, é um dos mais conhecidos.
Normalmente, empresas tradicionais o utilizam, e funciona como uma pirâmide, com as posições mais importantes no topo.
As decisões são tomadas de cima para baixo neste tipo de organograma, e quando ocorrem problemas operacionais no nível mais baixo, as soluções são buscadas nos níveis superiores.
Organograma horizontal
No organograma horizontal, o cargo mais alto (CEO) está à esquerda, e os demais cargos estão à direita.
Embora ainda exista hierarquia, os cargos e funções são posicionados lado a lado, em vez de um abaixo do outro.
Essa abordagem suaviza as relações de comando, dando mais autonomia aos colaboradores e tornando a gestão mais ágil e flexível.
Organograma circular ou radial
No organograma circular, o cargo mais importante está no centro, e os demais são dispostos ao seu redor.
Empresas modernas, como os escritórios de contabilidade que cresceram graças à tecnologia, frequentemente adotam o organograma circular.
Em algumas versões, o cliente é colocado no centro, considerando que a atenção da empresa deve estar focada nele.
Quais setores compõem um organograma de escritório de contabilidade?
Em um organograma de escritório de contabilidade, é necessário considerar pelo menos os seguintes setores/departamentos.
1. Legal/societário
O departamento que cuida dos aspectos legais e societários dos clientes é responsável por serviços como a abertura de empresas, reorganização societária e fusões e aquisições.
Também pode oferecer serviços de contabilidade consultiva em assuntos como planejamento tributário, compliance e governança.
2. Departamento Fiscal
O departamento fiscal presta assessoria ao cliente em serviços como a emissão de notas fiscais e escrituração contábil.
Além disso, mantém o cliente conforme as obrigações fiscais, tanto as principais (pagamento de tributos) quanto as acessórias (envio de relatórios e demonstrativos).
3. Departamento Contábil
O departamento contábil analisa as movimentações financeiras da empresa do cliente e as mutações do patrimônio líquido.
Ele também determina a classificação tributária adequada com base no faturamento e no regime de tributação adotado.
4. Departamento Trabalhista
O departamento de pessoal e RH cuida das questões trabalhistas dos colaboradores dos clientes, incluindo folha de pagamento, rotinas do e-Social e outros aspectos relacionados à equipe.
Exemplos de organograma para escritório de contabilidade
Como mencionado anteriormente, existem diferentes modelos de organogramas para escritórios de contabilidade. Vejamos alguns exemplos para facilitar o entendimento.
1. Modelo vertical
O organograma vertical, inspirado nas hierarquias militares, segue uma cadeia de comando de cima para baixo.
2. Modelo circular (radial)
Os modelos circulares buscam horizontalizar as decisões e incentivar o autogerenciamento das equipes com diretrizes definidas pelo CEO.
Em alguns modelos circulares de organogramas para escritório de contabilidade, o cliente é colocado no centro, direcionando o foco da empresa para ele.
Como montar um organograma para escritório de contabilidade?
A estrutura de um organograma de escritório de contabilidade deve ser adaptada ao modelo de negócio.
Empresas contábeis maiores, que oferecem serviços de assessoria e consultoria contábil, provavelmente terão mais departamentos do que escritórios menores focados em compliance fiscal.
Para criar um organograma personalizado para sua empresa, siga estes passos:
1. Definir os departamentos
Comece definindo os setores/departamentos e suas equipes de trabalho correspondentes.
Neste estágio, considere também a possibilidade de terceirizar e automatizar atividades para reduzir custos. Se necessário, inclua no organograma um cargo dedicado à gestão de terceirizados.
2. Definir a estrutura
Em seguida, desenhe a estrutura organizacional da empresa, decidindo se será verticalizada, com decisões de cima para baixo, ou horizontalizada, com ênfase na integração entre equipes e na criatividade.
Lembre-se de que o organograma de escritório de contabilidade não é apenas decorativo, ele orienta o funcionamento da organização, otimizando o fluxo de trabalho e garantindo eficiência e qualidade na entrega.
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