A importância da consultoria contábil para o sucesso do seu escritório

Quer ser uma empresa de consultoria contábil e ter um negócio sustentável? Veja os benefícios do serviço e o que é necessário para prestá-lo!

Os escritórios de contabilidade enfrentam diariamente uma rotina bastante atribulada, que envolve diversas tarefas operacionais, burocráticas e estratégicas. Teria espaço nessa rotina para prestar o serviço de consultoria contábil para uma empresa?

Sem dúvida. Ser um parceiro de pequenas, grandes e médias organizações pode trazer diversos benefícios para o seu escritório. 

Neste artigo, mostraremos a importância desse serviço e como ele pode impulsionar o crescimento do seu negócio. Confira!

Por que contratar uma consultoria contábil especializada?

A consultoria contábil é um serviço que visa a auxiliar as empresas a cumprir suas obrigações fiscais, tributárias e financeiras. Além disso, oferece soluções estratégicas para o crescimento e o desenvolvimento dos negócios. 

Quando seu escritório contábil oferece esse serviço, está utilizando o principal instrumento da contabilidade consultiva. Sua função é apontar os melhores caminhos para o seu cliente, um serviço diferenciado de alto valor agregado. E por que uma empresa contrataria esse tipo de consultoria?

Redução da burocracia e economia de tempo

Um dos maiores problemas que as organizações enfrentam em suas atividades é a burocracia contábil. Em 2021, a carga tributária brasileira atingiu 33,9%. Além do alto patamar, o sistema utilizado no Brasil é complexo.

Para lidar com todas essas rotinas contábeis eficientemente, é preciso traçar boas estratégias. Será que o regime tributário está adequado? Qual é o motivo da incidência de multas do Fisco? Com uma empresa de consultoria contábil, a organização obtém insights sobre seu negócio. Ademais, consegue enxergar o que é necessário para otimizar essa gestão.

Em outras palavras, terá em mãos ações para reduzir a burocracia e otimizar o tempo gasto com essas rotinas.

Como a consultoria contábil pode impulsionar o crescimento do seu negócio?

Se seu escritório é o tipo de negócio que relaciona contabilidade e consultoria, saiba que isso pode impulsionar seu crescimento. 

Afinal, as empresas buscam alternativas a todo momento para melhorar o desempenho. A consultoria não se limita a resolver os problemas contábeis, mas também a criar soluções para que elas possam crescer.

Em outras palavras, prestar um bom serviço de consultoria pode atrair ainda mais clientes. E um dos pontos essenciais é a análise estratégica de dados contábeis e fiscais.

Análise estratégica de dados contábeis e fiscais

Uma das funções importantes de uma consultoria em contabilidade é fornecer relatórios financeiros e gerenciais. Estes permitem uma análise estratégica dos dados contábeis e fiscais da empresa cliente. 

O seu escritório pode otimizar essa análise, por exemplo, com business intelligence. Isso nada mais é do que utilizar ciência de dados na contabilidade para gerar insights de fácil visibilidade e interpretação. Assim, você pode identificar:

  • os pontos fortes e fracos do seu cliente;
  • as oportunidades e as ameaças do mercado;
  • os indicadores de desempenho e de rentabilidade, entre outros. 

Benefícios de contar com uma equipe de consultores contábeis especializados

Uma das perguntas que seus clientes certamente fazem é: “Qual é o valor de uma consultoria contábil?”.

Não importa se você possui uma equipe de profissionais qualificados e experientes na área contábil. Também não importa que eles possam oferecer um atendimento personalizado e eficiente para o escritório de contabilidade.

Os seus clientes querem entender o custo-benefício. E uma das principais vantagens que você pode oferecer é a orientação para tomadas de decisões financeiras assertivas.

Orientação para tomadas de decisões financeiras assertivas

Sua equipe de consultores contábeis pode orientar os clientes nas tomadas de decisões fundamentadas na empresa. 

Confira alguns serviços que você pode prestar e que se ligam diretamente às tomadas de decisões:

  • Auditoria: avaliar o funcionamento da empresa conforme as normas e as boas práticas.
  • Planejamento tributário: dimensionamento da atividade para ela pagar, na legalidade, o mínimo de tributos possível. É uma orientação de enorme valor para as empresas.
  • Planejamento empresarial: da abertura ao plano de expansão, o contador pode auxiliar na elaboração do plano estratégico, tático ou operacional. Isso é feito a partir de dados confiáveis e sólidos.

Dentro desses serviços, os contadores podem auxiliar, de forma mais prática:

  • na escolha do melhor regime tributário;
  • na otimização do fluxo de caixa;
  • no controle de despesas e receitas, entre outros. 

Assim, sua empresa de consultoria contábil pode melhorar a saúde financeira dos seus clientes a partir das decisões mais fundamentadas.

Melhores práticas de consultoria contábil para maximizar a eficiência

Para que seu escritório consiga prestar uma consultoria contábil on-line ou off-line eficazmente, será preciso tempo. Isto é, tempo suficiente para analisar os clientes e entregar bons resultados. No entanto, sabemos que é provável que você se encontre imerso em uma rotina contábil complexa, cheia de amarras burocráticas. 

Para ter tempo de ser consultor, é importante buscar formas de aliviar esse dia a dia. Igualmente, é fundamental encontrar soluções que maximizem a sua entrega para os clientes, certo? Em ambos os casos, a tecnologia é uma grande aliada!

Automação e tecnologia na contabilidade

A automação e a tecnologia são aliadas da consultoria contábil. Elas permitem agilizar processos contábeis, reduzir erros humanos, integrar informações entre os sistemas e facilitar o acesso aos dados. Esses benefícios podem ser aproveitados em sua própria rotina contábil e na prestação de serviços ao cliente.

Por isso, é importante que você utilize ferramentas digitais que auxiliem na gestão contábil do seu escritório, como:

  • softwares de emissão de notas fiscais eletrônicas (NFe);
  • sistemas de gestão financeira on-line (ERP);
  • plataformas de armazenamento em nuvem, entre outras.

O papel da consultoria contábil na redução da mortalidade de empresas

A consultoria contábil também tem um papel importante na redução da mortalidade de empresas no Brasil. Segundo dados do Sebrae, cerca de 30% das empresas fecham as portas antes de completar cinco anos de atividade. 

Entre as principais causas, estão o planejamento e a gestão do negócio deficientes. Nesse aspecto, é comum vermos falta de planejamento tributário e financeiro, má gestão dos recursos e inadimplência fiscal. 

Mas a consultoria de contabilidade pode ajudar a prevenir esses problemas ao oferecer gerenciamento de riscos e conformidade fiscal.

Gerenciamento de riscos e conformidade fiscal

É comum vermos empresas com dificuldades em cumprir as obrigações legais perante os órgãos competentes – como Receita Federal, Secretarias da Fazenda estadual e municipal, entre outros. A empresa de consultoria contábil pode orientá-las sobre essas questões, mas não só isso. 

É também o serviço ideal para apontar ao gestor empresarial as melhores práticas de governança corporativa e compliance (conformidade). Assim, a organização consegue evitar fraudes, desvios, irregularidades, e, consequentemente, penalidades.

Você se interessou pelos benefícios da consultoria contábil para o sucesso do seu escritório? Então é hora de transformar o seu negócio a fim de ter tempo para os seus clientes. Agende um bate-papo com um dos especialistas da Fábrica de Contabilidade e saiba como podemos ajudar na desburocratização da sua atividade!

Conclusão

A consultoria contábil é um serviço essencial para o sucesso do seu escritório de contabilidade. Nesse sentido, ela ajuda principalmente a garantir a sustentabilidade do seu negócio. Esse serviço pode contribuir para impulsionar o crescimento das empresas, motivo pelo qual é cada dia mais valorizado. 

Porém, para ser uma empresa de consultoria, você precisa de tempo para os clientes, certo? Que tal resolver esse problema com a terceirização contábil?

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.