A importância da transparência na prestação de serviços contábeis

A transparência na prestação de serviços contábeis é um valor fundamental no exercício da profissão. Afinal, esta lida com informações sensíveis e estratégicas de empresas e pessoas. Honestidade, clareza, responsabilidade e boa-fé são qualidades de profissionais de excelência, e isso tem enorme impacto na relação com os clientes.

Quer saber como a transparência beneficia a relação entre cliente e contador? E quais práticas promovem a transparência nos serviços contábeis? Acompanhe!

O que significa transparência na contabilidade?

Por definição, transparência é a qualidade ou característica do que é transparente. Ou seja, é aquilo do qual se pode ver através e o que não esconde nada

Na contabilidade, a transparência significa:

  • apresentar informações contábeis de forma fiel, completa e tempestiva, sem omitir ou distorcer dados que influenciam o julgamento dos usuários. 
  • cumprir as normas e os padrões técnicos da contabilidade – seguindo as orientações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). 

E qual é a importância da transparência na prestação de serviços contábeis? Ela é relevante para assegurar a qualidade e a confiabilidade das demonstrações financeiras.

Tudo isso é essencial para a gestão e o controle das empresas. Igualmente, embasa a prestação de contas aos órgãos reguladores, aos investidores, aos credores, aos fornecedores, aos clientes e à sociedade.

Vamos conhecer o impacto da transparência na tomada de decisões empresariais e na relação entre as partes.

Benefícios da transparência para ambas as partes envolvidas

A transparência na prestação de serviços contábeis traz benefícios tanto para o contador quanto para o cliente.

Para o profissional, é uma forma de demonstrar competência, profissionalismo e credibilidade. Como consequência, promove-se a confiança e a fidelidade dos clientes, além de evitar conflitos, reclamações e processos judiciais.

Para o cliente, a transparência é uma forma de ter acesso a informações precisas, relevantes e atualizadas. Assim, ele entende a situação financeira, patrimonial e fiscal da própria empresa. 

Esse é o principal impacto da transparência na tomada de decisões empresariais. Ela facilita não só esse processo de decidir, mas o planejamento tributário, a gestão de riscos e a conformidade legal.

Impacto na tomada de decisões empresariais

A transparência na contabilidade influencia diretamente na qualidade e na confiabilidade das informações que subsidiam as escolhas estratégicas das empresas. Por isso, é certo imaginar que a tomada de decisões será muito melhor quando essa característica estiver presente. E qual é o motivo?

Quando o contador fornece informações transparentes ao cliente, apresenta uma visão clara e realista da situação financeira, patrimonial e fiscal da empresa. Isso facilita:

  • a análise de cenários;
  • a avaliação de riscos;
  • a definição de metas;
  • a elaboração de planos;
  • a alocação de recursos;
  • e outras práticas empresariais.

De igual maneira, a transparência também ajuda o cliente. Ela colabora para cumprir as obrigações legais, evitar multas e penalidades, reduzir custos e otimizar resultados. Tudo isso é sinônimo de aumento da competitividade e da sustentabilidade do negócio, certo?

Percebe como a transparência beneficia a relação entre cliente e contador? Então vamos conhecer algumas práticas que a promovem.

Práticas que promovem a transparência

Como tornar efetiva a transparência na prestação de serviços contábeis? É preciso adotar algumas práticas que favoreçam a comunicação, a informação e a relação entre o contador e o cliente. Veja algumas delas:

  • Acesso fácil às informações contábeis: o profissional precisa disponibilizar ao cliente, todas as informações contábeis que ele solicitar ou que sejam de seu interesse. Por exemplo, balanços, demonstrações de resultados, fluxos de caixa etc.
  • Divulgação clara de honorários e custos: o contador deve informar ao cliente, na proposta e no contrato de prestação de serviços:
    • todos os serviços cobrados individualmente;
    • o valor de cada serviço;
    • a periodicidade e a forma de reajuste;
    • e eventuais custos adicionais.
  • Comunicação aberta e honesta: a manutenção de um canal de comunicação eficiente e constante com o cliente é a melhor maneira de informá-lo. Esclareça o andamento dos serviços, os prazos, as dificuldades e as soluções relacionadas ao seu caso. Além disso, o contador deve atender às dúvidas, sugestões e reclamações do cliente.

Agora você sabe quais práticas promovem a transparência nos serviços contábeis e como funciona uma relação cliente-contador baseada nessa característica. No entanto, vale a pena nos aprofundarmos nessa questão. Afinal, como escolher um contador transparente para o meu negócio?

Relacionamento cliente-contador baseado na transparência

A transparência na contabilidade é fator determinante para a construção de uma relação cliente-contador baseada em confiança, cooperação e parceria

Quando o profissional age com transparência, demonstra ao cliente que tem compromisso com qualidade, ética e responsabilidade nos serviços. Isso gera credibilidade e valor para a sua imagem profissional. 

Por outro lado, quando o cliente recebe informações transparentes, ele se sente seguro, satisfeito e reconhecido. Assim, aumentam a fidelidade e a indicação dos seus serviços. 

Uma relação cliente-contador baseada na transparência também favorece:

  • a troca de feedbacks;
  • a definição de objetivos;
  • a resolução de problemas;
  • a busca de soluções conjuntas;
  • o alinhamento de expectativas;
  • o vínculo e o engajamento entre as partes. 

E na prática? Como a transparência beneficia a relação entre cliente e contador? Vamos a um exemplo. Imagine que a empresa ABC contratou os serviços da Fábrica de Contabilidade, especializada em terceirização de rotinas contábeis

A Fábrica atendeu a ABC com transparência desde o início. Apresentou uma proposta detalhada, um contrato claro e um plano de trabalho personalizado

Além disso, disponibilizou um sistema on-line para que o cliente pudesse acessar as informações contábeis a qualquer momento. Igualmente, enviou relatórios periódicos e orientações sobre as obrigações fiscais. 

O resultado? A ABC se sentiu segura, satisfeita e reconhecida. Passou a confiar plenamente nos serviços da Fábrica de Contabilidade, que se tornou uma parceira estratégica para o seu crescimento.

Ética na contabilidade

A ética é a base para a transparência na contabilidade. Trata-se do conjunto de valores e princípios que orientam a conduta do profissional contábil. Nesse sentido, visam ao bem comum, à justiça e à integridade. 

Ela está regulamentada pelo Código de Ética Profissional do Contador (CEPC). Este estabelece os deveres e as proibições do contador, bem como as sanções disciplinares em caso de infração. 

Alguns dos deveres éticos do contador são os seguintes:

  • Exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observando as normas contábeis e legais vigentes.
  • Guardar sigilo sobre as informações confidenciais que receber em razão do exercício profissional – salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento expresso do interessado.
  • Orientar, esclarecer e colaborar com os clientes, os colegas, os órgãos fiscalizadores e a sociedade em geral. Dessa forma, contribuir para o desenvolvimento da contabilidade e da cidadania.

Na prática, esses princípios se manifestam de diversas formas. Uma delas é a cobrança de honorários contábeis justos e compatíveis com os serviços prestados.

Outra maneira é emitir pareceres, laudos, relatórios e demonstrações contábeis com imparcialidade, veracidade e objetividade.

Está em busca de um parceiro para seu escritório que atue com ética e transparência? Conheça a Fábrica de Contabilidade.

Conclusão

A transparência na prestação de serviços contábeis é um valor fundamental para a contabilidade. Significa agir com honestidade, clareza e responsabilidade, respeitando as normas e os princípios éticos da profissão. 

Ela traz benefícios para ambas as partes envolvidas, como confiança, fidelidade, satisfação, qualidade e credibilidade. Além disso, causa um impacto positivo na tomada de decisões empresariais.

Você sabia que a transparência é um pilar para a contabilidade consultiva? Conheça essa forma de atuação!

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.