Indicadores de desempenho contabilidade: entenda o que são e qual a sua importância

Pensando em implantar indicadores de desempenho na contabilidade?

Essa, de fato, é uma iniciativa que pode ajudar você a enxergar com muito mais clareza a performance do seu escritório contábil.

Afinal, os indicadores de desempenho são capazes de captar informações estratégicas tanto internas (relacionadas às operações) quanto externas (relacionadas ao mercado). 

Para saber quais são as ferramentas mais adequadas aos escritórios contábeis e como implementá-las, siga a leitura.

O que são indicadores de desempenho de contabilidade?

Indicadores de desempenho na contabilidade são conjuntos de métricas usadas para mensurar a performance do negócio em diferentes aspectos. 

Conhecidos pela sigla KPI (Key Performance Indicator), são classificados em grupos, como:

  • Indicadores de desempenho de produtividade
  • Indicadores de desempenho de qualidade
  • Indicadores de desempenho de lucratividade
  • Indicadores de desempenho de capacidade, entre outros.

Nos escritórios de contabilidade, você pode selecionar os mais adequados e conjugá-los de maneira a obter insights úteis à tomada de decisão.

Um exemplo é o cruzamento de dados de um indicador de produtividade com um indicador de qualidade ou de lucratividade e competitividade.

Indicadores de desempenho são como o painel de instrumentos de um veículo, sem o qual o condutor não tem as informações necessárias para seguir viagem.

Quais métricas compõem os indicadores de desempenho de contabilidade?

As principais métricas (medidas brutas específicas) que alimentam os indicadores de desempenho nos escritórios contábeis são:

1. NPS (Net Promoter Score)

O NPS (Net Promoter Score) é uma métrica de desempenho relacionada à qualidade e competitividade do escritório contábil.

Seu objetivo é captar o índice de satisfação do cliente, algo essencial para empresas que precisam de receita recorrente.

A fórmula do NPS é:

  • NPS = % de promotores – % de detratores.

Aplicado por meio de pesquisas, a métrica classifica os clientes como “promotores” da empresa, “passivos” ou “detratores”.

Quem atribui uma nota de 1 a 6 é considerado um detrator, ou seja, está sujeito a falar mal da marca.

Quem dá 7 ou 8 é passivo ou neutro, ou seja, está relativamente satisfeito mas dificilmente vai promover o negócio.

Já quem opta por uma pontuação de 9 ou 10 é considerado “promotor”, ou seja, alguém que está realmente satisfeito a ponto de fazer propaganda espontânea.

2. MRR

O MRR (Monthly Recurring Revenue, ou Receita Mensal Recorrente) tem como função medir a estabilidade do fluxo de receita do escritório contábil

Afinal, a prestação de serviços dos escritórios tende a ser contínua, sobretudo os serviços de assessoria contábil relacionados aos processos burocráticos.

A fórmula do MRR, que desconsidera receitas eventuais ou pontuais, é:

  • MRR = Média recebida X total de clientes.

3. CAC

O CAC, por sua vez, mede o custo de aquisição de clientes e considera gastos com marketing, comissão de vendedores, brindes, patrocínios a eventos, etc.

Sua fórmula é:

  • CAC = custo total para aquisição de clientes / total de novos clientes.

Diferentemente da margem de lucro e do MRR, quanto menor o CAC, melhor.

Significa que as ações da empresa têm sido eficazes.

4. Churn rate

O churn rate, como é chamada a taxa de rejeição ou cancelamento, mede o percentual de perda de clientes ou de receita em determinado período de tempo.

Em tempos de acirramento da concorrência como surgimento de novos players, trata-se de uma métrica de desempenho na contabilidade que também precisa ser considerada. 

A fórmula é:

  • Churn rate = nº de clientes cancelados no período / nº de clientes no início do período X 100.

Qual é a importância dos indicadores de desempenho na contabilidade?

Os indicadores de desempenho na contabilidade são fundamentais por diferentes razões, dentre as quais:

  • Monitoramento da performance dos departamentos do escritório – inclusive em tempo real, dependendo da ferramenta adotada
  • Identificação de falhas operacionais
  • Efetividade de uma campanha de marketing e vendas
  • Custo de captação de novos clientes
  • Performance do funil de vendas
  • Monitoramento da lucratividade do escritório em diferentes janelas de tempo.

Além de fornecer informações claras e precisas sobre o desempenho financeiro, operacional e estratégico, os indicadores também identificam fragilidades e desafios, dando ao empresário contábil condições de agir em tempo hábil.

Como implantar e monitorar indicadores de desempenho contábeis?

Para implantar indicadores de desempenho na sua contabilidade, você precisa seguir algumas etapas, como as enumeradas a seguir:

  1. Escolha indicadores aderentes ao seu modelo de negócio e ao planejamento estratégico de longo prazo
  2. Contrate uma empresa que tenha experiência no assunto (a Fábrica de Contabilidade oferece consultorias em business intelligence especialmente para empresas de contabilidade)
  3. Estabeleça metas para cada indicador
  4. Monitore o desempenho por meio de softwares, dashboards ou outras ferramentas
  5. Revise as metas sempre que necessário. 

Vale ressaltar que você não precisa implementar todos os indicadores de desempenho disponíveis para contabilidade de uma única vez.

Pode começar com os básicos e, à medida que o escritório crescer, adotar outros que sejam essenciais ao seu negócio.

Como analisar os indicadores de desempenho na contabilidade?

A análise dos indicadores de desempenho na contabilidade é uma tarefa que exige interpretação, visão de mercado e alguma subjetividade.

Algumas dicas nesse contexto são:

  • Não tome decisões com base apenas em um indicador. Por mais eficiente que seja, toda ferramenta tem limitações
  • Durante o processo de análise, conjugue diferentes indicadores de forma a ter uma visão abrangente e realista do negócio
  • Tenha atenção às informações que destoam muito das premissas usadas como referência. Antes de validá-las, confira se não há nenhuma falha sistemática.

Qual a relação entre business intelligence e os indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho na contabilidade, como vimos, são conjuntos de métricas que permitem ao gestor monitorar a performance do seu escritório contábil.

Então, como configurar esses indicadores de maneira inteligente e ajustada às necessidades do negócio?

A resposta está no business intelligence, conjunto de ferramentas criadas para coletar, integrar e analisar dados e indicadores diversos.

Se depois de ler este artigo, você chegou à conclusão de que precisa de indicadores de desempenho no seu escritório, temos uma ótima notícia para você. 

A Fábrica de Contabilidade, parceira de empresas contábeis de todo o Brasil, oferece consultorias e treinamento completo em business intelligence. 

Você terá:

  • Interpretação das informações e resultados de forma simplificada
  • Insights instantâneos através de dados visuais intuitivos e flexíveis
  • Simulação e monitoramento de indicadores de desempenho que promovem uma visão clara de futuro e oportunidades
  • Apoio na tomada de decisão
  • Treinamento e implantação acompanhada por uma equipe técnica especializada. 

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