Como fazer marketing contábil: etapas e dicas para contadores

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Há diferentes maneiras de fazer marketing contábil sem exceder os limites estabelecidos pelo Código de Ética do Contador. 

Afinal, seu escritório é um negócio e você precisa adotar estratégias de marketing e vendas se quiser crescer e conquistar novos clientes.

Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas de como fazer marketing contábil e melhorar a rentabilidade da sua empresa. 

Vem com a gente!

O que é marketing contábil?

Marketing contábil é muito mais do que divulgar os serviços oferecidos por uma empresa de contabilidade. 

Trata-se de uma estratégia empresarial que busca otimizar os lucros, adequando a oferta de serviços às reais necessidades do cliente. 

O marketing contábil pode recorrer a pesquisas de mercado, ao aprimoramento dos serviços, à publicidade e propaganda, ao pós-venda, dentre outras estratégias. 

Lembre-se dos 4 “Ps” do marketing, os pilares de sustentação de todo negócio: produto, preço, praça e promoção

É preciso oferecer bons serviços a preços competitivos, fazer uma boa divulgação, além de atentar-se a um pós-venda eficiente.

Vantagens do marketing para contabilidade

Uma boa estratégia de marketing contábil pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa de contabilidade.

Você pode ser um excelente profissional e oferecer serviços de alta qualidade, mas se seus clientes não souberem disso, de pouco adianta.

Quem não é visto, não é lembrado

Essa é uma daquelas frases clássicas, mas que fazem muito sentido, ainda mais no atual contexto de mercado.

Abrir um escritório contábil hoje em dia, com todas as ferramentas tecnológicas à disposição, exige uma estrutura leve, o que contribui com o aumento da concorrência. 

Some-se a isso o crescimento da contabilidade digital, que derrubou a barreira espaço-tempo. 

Nesse ambiente cada vez mais saturado, você precisa de boas estratégias de marketing contábil para ser visto e lembrado. 

Mais cliente, mais faturamento

Aumentar a base de clientes é o objetivo de toda empresa que pretende aumentar as vendas e lucrar mais.

Com um plano de marketing contábil, é possível fazer isso, desde que seu escritório esteja preparado para crescer. 

Mas lembre-se de que marketing não é apenas divulgação.

Com a automatização e a computação em nuvem, mesmo um escritório tradicional consegue aumentar o faturamento sem, necessariamente, expandir os custos na mesma proporção.

Relacionamento e credibilidade

O marketing contábil, principalmente o de relacionamento, tem como objetivo estabelecer relações duradouras com os clientes, transformando-os em defensores da marca. 

Clientes fidelizados e satisfeitos podem ajudar a divulgar sua empresa, indicando seus serviços para outros clientes, o que faz muito bem para os negócios.

Diferenciação para se destacar no mercado

Em meio a um mercado cada vez mais disputado, para ser competitivo você precisa se diferenciar.

A estratégia de marketing contábil, nesse caso, está em encontrar um nicho e focar os esforços em algum serviço que você faz melhor do que a concorrência. 

É o caso da contabilidade consultiva, que pode abranger desde o planejamento tributário à consultoria em valuation e fusões e aquisições.

O marketing contábil na legislação do setor

Vimos que o marketing contábil envolve um conjunto de estratégias que visa a aumentar os lucros do negócio por meio da oferta do serviço certo, para o cliente certo e a preço justo.

Para captar novos clientes, entretanto, você precisa criar uma estratégia de comunicação eficiente, seja no ambiente online ou offline. 

Antes, porém, é preciso observar o Código de Ética do Profissional Contabilista para não correr o risco de extrapolar os limites. 

Dentre as regras aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) quanto à publicidade dos serviços, destacam-se:

  1. A publicidade dos serviços contábeis, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, deve primar pela sua natureza técnica e científica
  2. Deve, ainda, ter caráter meramente informativo, ser moderada e discreta
  3. As ações de marketing não podem fazer afirmações desproporcionais, bem como comparações depreciativas em relação à concorrência
  4. Cabe ao profissional manter em seu poder os dados técnicos e científicos que sustentem a mensagem do marketing contábil.

Clique aqui para conferir na íntegra o que diz o Código de Ética do Profissional Contabilista sobre marketing e outros assuntos.

Como fazer marketing contábil

Fazer um plano de marketing contábil pode evocar a ideia de um documento extenso, recheado de teorias de difícil leitura, mas não precisa ser assim. 

Com os métodos ágeis, aplicados a diferentes áreas da gestão de empresas, o trabalho fica mais simples e prático. 

Um deles é o Canvas model, uma espécie de mapa que permite a visualização da síntese de um projeto em uma única página. 

De todo modo, você precisa seguir algumas etapas, como as listadas a seguir, para fazer um plano de marketing contábil eficiente. 

Comece pelo diagnóstico

Antes de pensar em campanhas publicitárias, o gestor de um escritório contábil precisa fazer um diagnóstico da situação da empresa

Como estão os processos internos? Dá para atender a um possível aumento de demanda? Essas são algumas perguntas a serem respondidas.

Entenda quem são seus clientes

Se você quer se destacar no mercado, defina quem são seus clientes e foque neles. 

A área contábil é vasta e não é possível atender toda e qualquer demanda com a qualidade necessária. 

Ao segmentar o público e prestar um atendimento especializado, você ajusta o foco no core business e não perde tempo com distrações.

Defina as estratégias de marketing

Com a casa em ordem e o público-alvo definido, a etapa seguinte é trabalhar as estratégias de marketing contábil.

Dentro dos limites normativos, você deve definir a ideia central da campanha, de modo a valorizar os atributos de sua empresa.

Defina também os canais de comunicação e crie um cronograma.

Estratégias de marketing digital para contabilidade

O universo do marketing contábil é vasto e repleto de possibilidades. 

Se você está começando a pensar o seu negócio de maneira diferente, confira algumas estratégias que podem ajudar.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo traz informação educativa e de qualidade para os leads, na intenção de transformá-los em clientes. 

São exemplos: postagens em blogs, e-books, vídeos, webinars, etc. Ao oferecer conteúdo rico e gratuito, você cria autoridade e se torna referência.

Redes sociais

Pesquisas mostram que os brasileiros estão entre os que mais gastam tempo em redes sociais, logo, sua empresa precisa estar nesse ambiente.

Os links patrocinados também funcionam muito bem para sites de busca e mídias sociais. 

Trata-se de uma estratégia eficiente, uma vez que sua empresa aparece sempre que alguém buscar por alguma palavra-chave relacionada.

Gostou do tema e quer saber mais sobre o assunto?

Neste vídeo no nosso canal no Youtube você tem mais dicas sobre como planejar as primeiras ações de marketing para o seu escritório – dê o play e assista agora mesmo:

https://www.youtube.com/watch?v=uAE7zMhsoI8

Acesse também outros conteúdos sobre o universo contábil no blog da Fábrica de Contabilidade e siga-nos nas redes sociais.

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