Desafios da contabilidade: veja quais os principais e como enfrentar

Os desafios da contabilidade na era digital têm relação direta com a transformação pela qual passa o mercado.

No ambiente de negócios, mudanças podem significar duas coisas: ameaça ou oportunidade.

Para os profissionais apegados aos modelos tradicionais de escritório, os desafios podem ser vistos como ameaças.

Já para aqueles dispostos a compreender as tendências do mercado e abraçar a contabilidade do futuro, podem revelar ótimas oportunidades.

Quer ver só?

Quais os principais desafios da contabilidade?

Os principais desafios da contabilidade na era 4.0 estão intimamente relacionados às inovações tecnológicas ancoradas pelos anseios e necessidades do próprio mercado.

Confira alguns exemplos a seguir:

1. Digitalização

Para as empresas contábeis com histórico de mercado, um dos principais desafios da contabilidade, sem dúvida, é a digitalização.

Migrar do offline para o online exige implementação de novos processos, soluções em nuvem e extinção das pilhas de documentos.

Implica também em adoção de ferramentas tecnológicas, como um software contábil de qualidade, além de meios de comunicação que otimizem o atendimento ao cliente.

2. Escalabilidade

No âmbito da assessoria contábil, outro desafio da contabilidade moderna é crescer exponencialmente, a exemplo das startups e dos escritórios de contabilidade online

Por meio das soluções digitais que permitem captar clientes em qualquer lugar do Brasil, alcançar a escalabilidade é possível, mas as ferramentas são apenas parte do processo. 

Como empreendedor, você precisa treinar sua equipe, quebrar paradigmas, investir em marketing contábil e se preparar para lidar com a concorrência.

3. Contabilidade consultiva

A contabilidade consultiva, diferentemente da assessoria contábil, é um serviço de alto valor agregado que tem potencial para turbinar o ticket médio do seu escritório

Muitos empresários contábeis têm se dedicado a ela como estratégia de captação e fidelização de clientes diante dos desafios da contabilidade.

Aliar as consultorias (que demandam tempo e dedicação) aos serviços básicos de assessoria, no entanto, exige organização e planejamento.

Afinal, é preciso se desgarrar das atividades rotineiras para ter tempo e condições de ser mais consultivo para o seu cliente.

4. Otimização operacional

Ainda no contexto dos desafios da contabilidade, vale destacar também a otimização operacional, tarefa que a inteligência artificial e suas ferramentas podem contribuir. 

Conforme uma pesquisa (em inglês) publicada pela Sage, 77% dos contadores do Brasil pretendem usar soluções de IA para automatizar tarefas e oferecer serviços mais eficientes. 

O mesmo estudo mostra que 87% dos profissionais consideram a digitalização fundamental para a manutenção e expansão dos negócios.

Como enfrentar os desafios da contabilidade?

Para enfrentar os desafios da contabilidade, as principais dicas são:

  1. Investir em automação das tarefas e funções de rotina, de forma a economizar tempo e dinheiro
  2. Delegar as demandas operacionais de seus clientes a uma empresa especializada em produção contábil por meio da “quarteirização” – a Fábrica de Contabilidade faz isso por você!

Assim, ao se desvencilhar das amarras burocráticas que agregam pouco valor, você ganha tempo para dedicar-se à contabilidade consultiva.

A principal vantagem é que, além de melhorar os KPIs do seu escritório com serviços de alto valor agregado, você não precisa entrar em “guerra de preços” com a contabilidade de baixo custo.

Gostou do artigo?

Se precisar de ajuda para superar os desafios do dia a dia, conte com a Fábrica de Contabilidade!

Por meio da terceirização contábil, assumimos as demandas operacionais de seus clientes para você iniciar a transformação do seu negócio. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar.

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.