Objetivo da contabilidade: entenda como a área se transformou

O principal objetivo da contabilidade nos tempos atuais é bem diferente de antigamente, quando o contador era compreendido como um simples burocrata guarda-livros.

À medida que o próprio mercado contábil se transforma para atender às demandas da nova economia, os objetivos também mudam. 

Antes o empresário demandava apenas o básico do contador, mas agora as coisas estão diferentes.

Para se manter no mercado, as empresas contábeis precisam se reinventar, oferecer novas soluções e ressignificar o objetivo da contabilidade.

Nos tópicos a seguir, entenda como a contabilidade enquanto ciência e enquanto negócio se transformou e saiba como se posicionar para ganhar vantagem competitiva.

Qual é o objetivo da contabilidade?

O real objetivo da contabilidade, de maneira abrangente, é a plena satisfação dos usuários da informação contábil, tanto no aspecto legal/fiscal quanto gerencial. 

Dentro do grupo de usuários, o cliente é o mais relevante, mas há outros, como o governo, os fornecedores, os credores e os investidores. 

O contabilista, auditor, consultor e professor universitário Reinaldo Lunelli afirma, em artigo publicado no Portal Tributário, que “os objetivos da contabilidade devem ser aderentes àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório”.

Diz ainda que não há “qualquer sentido ou razão se a contabilidade for uma disciplina neutra, que se contente apenas em perseguir sem questionar uma verdade literal”.

Quais os objetivos específicos da contabilidade?

Os objetivos específicos da contabilidade podem ser caracterizados conforme os serviços básicos necessários a toda e qualquer empresa ou organização, mas também ao tipo de contrato de prestação de serviços

Para uma empresa que contrata serviços de assessoria contábil, os objetivos específicos da contabilidade são:

  • Registro de todos os fatos contábeis por meio da escrituração nos respectivos livros
  • Cumprimento das obrigações fiscais e tributárias principais e acessórias
  • Elaboração de demonstrações financeiras conforme as boas práticas de mercado, etc.

Para uma empresa que contrata serviços de contabilidade consultiva, os objetivos específicos são outros.

  • Pode ser que o principal propósito do serviço seja reduzir a carga de impostos por meio do planejamento tributário
  • Ou analisar a estrutura de capital da empresa de forma a inferir se é possível ou não aumentar o nível de endividamento frente à necessidade de novos investimentos
  • Ou ainda implementar indicadores de desempenho capazes de monitorar, inclusive em tempo real, o desempenho do negócio.

Em resumo, o objetivo da contabilidade deve ser atender às expectativas do cliente, de modo a orientá-lo a tomar decisões embasadas em informações sólidas e confiáveis.

Qual a importância da contabilidade para as empresas?

A contabilidade é a “linguagem dos negócios” e sua importância vai muito além de atender às exigências do Fisco.

Vamos a alguns exemplos para simplificar o entendimento.

Uma startup que precisa recorrer a investidores para captar recursos precisa de uma contabilidade detalhada e de projeções financeiras contextualizadas à realidade do mercado. 

Uma empresa tradicional que queira acessar uma linha de crédito bancário precisa fornecer à instituição financeira evidências contábeis de que tem capacidade de pagamento. 

Uma empresa de capital aberto precisa publicar periodicamente suas demonstrações de resultados e os respectivos documentos auxiliares como fonte primária de informações para os investidores.

Perceba que o objetivo da contabilidade é traduzir o que acontece dentro de uma organização na forma de dados e informações padronizadas, dentro de critérios estabelecidos pelos princípios contábeis.

Entenda a evolução da contabilidade e seus objetivos

O objetivo da contabilidade, ao longo dos anos, vem se transformando no mesmo ritmo em que o mercado como um todo evolui.

Em um tempo não muito distante, a contabilidade se resumia basicamente em processar informações contábeis e financeiras visando atender às obrigações fiscais e legais.

O contador era percebido pelo empresário como um profissional burocrata, cuja função era “manter o Leão manso”.

O objetivo da contabilidade se resumia, portanto, em cumprir tarefas meramente operacionais, como emissão de guias, cálculo de impostos, folha de pagamento, etc. 

Com a modernização do setor, surgiram ferramentas digitais capazes de automatizar muitas dessas funções repetitivas.

O resultado foi um impacto importante no modo de fazer contabilidade: com as ferramentas à disposição, muito trabalho operacional foi automatizado, abrindo espaço para a evolução do objetivo da contabilidade.

Se antes o propósito do contador era ser um guarda-livros, hoje não mais.

Para se manter no mercado, o profissional precisou evoluir, digitalizar, desburocratizar processos e descobrir novas oportunidades de atuação.

A boa notícia é que, com a tecnologia a seu favor, você pode se tornar mais consultivo e atuar como um parceiro do seu cliente, orientando-o na tomada de decisões.

Reinaldo Lunelli afirma que o “completo êxito do objetivo da contabilidade só será atingido quando houver suficiente ênfase à evidenciação e ao princípio da primazia da essência sobre a forma”.

Princípio da primazia diz respeito ao acontecimento real dos fatos, mesmo que documentos possam indicar o contrário.

Conforme o professor, os dados da contabilidade precisam refletir efetivamente a operação para, então, se transformarem em relatórios úteis ao cliente e aos demais stakeholders.

O objetivo da contabilidade consultiva

Automação em escala, contabilidade digital de baixo custo e concorrência sem fronteiras até podem soar como uma ameaça aos escritórios de contabilidade com algum tempo de estrada, mas não precisa ser assim.

Lembre-se de que toda mudança pode significar duas coisas: ameaça ou oportunidade.

O seu posicionamento diante da transformação é que vai dizer de que lado você está.

Sentir-se inseguro em promover mudanças e sair da zona de conforto faz parte, mas não há outro caminho.

A transformação digital já é uma realidade e os empresários contábeis precisam se adaptar. 

Nesse contexto, ganha evidência a contabilidade consultiva, um serviço especializado, prestado por profissionais experientes e capacitados, cujo objetivo é ajudar o cliente e gerir o negócio com mais eficiência.

O objetivo da contabilidade consultiva, vale destacar, não é substituir a contabilidade “convencional”, compreendida como o conjunto de serviços básicos necessários a toda empresa.

Seu propósito é:

  1. Melhorar a gestão da empresa do cliente por meio de informações gerenciais de qualidade, extraídas dos dados processados a partir da escrituração contábil
  2. Aumentar a rentabilidade do escritório contábil por meio de um serviço especializado e de alto valor agregado.

Quais os objetivos da contabilidade gerencial?

Falamos até aqui do objetivo da contabilidade de forma abrangente, mas existem subsetores dentro da contabilidade que também têm objetivos específicos.

O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é um dos segmentos dentro da contabilidade, direcionada ao público interno, como gestores, funcionários, sócios e administradores.

É diferente da contabilidade fiscal, cujo objetivo é atender às determinações regulatórias, ou da contabilidade financeira, focada em informar o público externo (credores, fornecedores). 

Trata-se de uma ferramenta de gestão que pode ser adaptada e dimensionada conforme o perfil de cada cliente com base em suas necessidades e expectativas. 

Principal objetivo da contabilidade gerencial

A base de dados pode ser a mesma, mas o principal objetivo da contabilidade gerencial é munir o gestor de informações gerenciais de qualidade. 

Está, portanto, intimamente ligada à contabilidade consultiva, da qual falamos no tópico anterior.

A ideia aqui é ser o mais claro e objetivo possível, logo, as demonstrações técnicas são elementos necessários, mas não suficientes.

O objetivo geral da contabilidade gerencial é traduzir e interpretar os dados, de forma que o cliente possa ter clareza dos números, bem como fazer inferências sobre tendências futuras.

Objetivos específicos da contabilidade gerencial

Os objetivos específicos da contabilidade gerencial podem variar conforme a necessidade de seu cliente, mas em geral, consistem em:

  • Análise de desempenho do fluxo de caixa e indicadores de rentabilidade e lucratividade
  • Controle de custos e despesas
  • Planejamento orçamentário, considerando a operação de maneira ampla ou projetos específicos
  • Análise de investimentos, levando em conta a viabilidade de projetos, riscos e expectativas de retorno.

Dependendo das demandas do seu público-alvo, você pode criar soluções em contabilidade gerencial customizadas ou padronizadas com a ajuda de ferramentas digitais.

Como seu escritório pode focar no principal objetivo da contabilidade?

Vimos até aqui que o objetivo da contabilidade mudou.

O trabalho operacional do contador se transformou em commodity e os preços estão em clara tendência de queda.

Cabe mencionar que os serviços básicos de assessoria contábil não se tornaram obsoletos ou desnecessários, pelo contrário.

As exigências fiscais e legais continuam existindo, mas o mercado está cada vez mais demandando profissionais contábeis que vão além.

Portanto, se você quer implementar a contabilidade consultiva em seu escritório, valorizar o seu serviço e agregar valor a seu cliente, precisa se desgarrar das burocracias do dia a dia. 

E isso só é possível de duas maneiras:

  1. Por meio da automação das funções operacionais que tomam tempo e não são mais o principal objetivo da contabilidade
  2. Por meio da terceirização das demandas rotineiras de seus clientes a uma empresa especializada, como a Fábrica de Contabilidade, em um processo de “quarteirização” legitimamente permitido no Brasil.

Entre as opções acima, a terceirização (ou “quarteirização”) talvez seja a estratégia mais eficiente, sobretudo no período de transição.

Afinal, você não precisará fazer nenhum investimento imediato em novas ferramentas e contará com profissionais altamente qualificados para apoiá-lo.

Se essa opção faz sentido para você, entre em contato com a Fábrica de Contabilidade

Somos especialistas em produção contábil e nossa missão é ser o braço direito dos escritórios no Brasil.

Teremos o maior prazer em ajudar a sua empresa a se transformar em um negócio altamente lucrativo.

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.