Como planejar a contabilidade do cliente? Dicas para uma atuação mais consultiva

Planejar a contabilidade do cliente inevitavelmente envolve uma conjugação de pessoas, tecnologias e processos.

Para funcionar, essa engrenagem precisa de pessoas capacitadas, ancoradas por processos definidos e de instrumentos tecnológicos capazes de tornar o trabalho mais eficiente.

Como fazer isso?

Não há uma resposta definitiva, mas ao longo deste artigo você vai conferir algumas dicas de como planejar a contabilidade do seu cliente e ter uma atuação muito mais consultiva.

Vamos ver?

Qual a importância de planejar a contabilidade de uma empresa?

O ato de planejar a contabilidade, do ponto de vista dos escritórios contábeis, pode ser interpretado de duas maneiras:

  1. Planejar no sentido de organizar o trabalho de rotina dentro do prazo, como os procedimentos de emissão de guias, fechamento de folha e obrigações acessórias
  2. Planejar no sentido de criar estratégias de impacto para o cliente, como planejamento tributário, análise de investimento, projeções de lucros, etc.

Na primeira hipótese, o planejamento é mais operacional, voltado ao serviço de assessoria contábil e compliance fiscal.

Quanto à segunda hipótese, planejar a contabilidade tem relação direta com a contabilidade consultiva, um trabalho customizado por meio do qual o contador orienta o empresário na tomada de decisões.

O planejamento tributário é um bom exemplo.

Ao estimar, por meio de indicadores, que o volume ou a origem da receita aponta para um aumento de impostos a pagar, o contador pode estudar estratégias eficientes de elisão fiscal.

O mesmo pode ocorrer com a contabilidade de custos, ao analisar, por exemplo, a viabilidade de um plano de investimentos.

Como fazer um planejamento contábil?

No âmbito da contabilidade consultiva, fazer o planejamento contábil envolve, antes de tudo, uma comunicação clara que demonstre a seu cliente a importância do serviço. 

As etapas do plano podem ser criadas a partir do seguinte roteiro:

1. Análise da situação atual

O diagnóstico é o primeiro passo de um planejamento contábil, seja ele um plano de redução tributária ou uma análise de investimento

Nesse contexto, as informações históricas podem ser úteis no sentido de indicar uma tendência, que pode ser de alta, de baixa ou de lateralização.

A partir de indicadores, análise de dados ou relatórios produzidos por meio do business intelligence, é possível estabelecer um ponto de partida.

2. Definição dos objetivos

Ao planejar a contabilidade consultiva, você precisará definir os objetivos e metas de cada estratégia.

Alguns exemplos são:

  • Análise financeira: ajuda o cliente a decidir sobre os aspectos financeiros do negócio, tanto em relação ao capital próprio quanto de terceiros
  • Consultoria contábil: auxilia o cliente a rever seus processos e a identificar oportunidades de melhoria
  • Planejamento de custos: consultorias focadas em redução de perdas, gestão de estoques e otimização do capital.

3. Execução do plano

Com o plano pronto, o passo seguinte é colocá-lo em prática.

Vale ressaltar que todo planejamento busca antecipar acontecimentos futuros que podem ou não se confirmar.

Portanto, alguns ajustes são necessários assim que novos fatos se concretizam.

Assistência para planejar a contabilidade dos clientes

Para subir de nível e planejar a contabilidade de seus clientes no âmbito estratégico, primeiro você precisa resolver as rotinas básicas.

Sabemos que não é fácil executar as demandas operacionais de tantos clientes, mas a Fábrica de Contabilidade oferece a assistência de que você precisa

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