Livros de contabilidade: confira 6 obras que você precisa ler

Ler bons livros de contabilidade não é dever apenas dos estudantes de Ciências Contábeis.

Profissionais experientes também precisam rever conceitos, manter-se atualizados e estar atentos às tendências de mercado.

O hábito de leitura amplia horizontes, abre caminhos para a inovação e pode ser um importante diferencial competitivo, sobretudo diante das mudanças pelas quais passa o setor.

Se é o que você procura, siga a leitura e confira algumas opções de livros de contabilidade para ler, reler e refletir.

Confira os melhores livros de contabilidade do Brasil

Os livros de contabilidade têm respostas para perguntas que vão além das questões técnicas relacionadas ao dia a dia dos escritórios.

Se você tem planos de implementar um projeto de contabilidade consultiva, por exemplo, uma das áreas mais lucrativas da atualidade, precisará aprofundar-se em conhecimento específico.

Para ajudar a montar a sua coleção, listamos a seguir algumas obras de renomados autores brasileiros sobre as diferentes áreas da contabilidade.

Livros de contabilidade básica

Mesmo que você tenha anos de estrada, é sempre importante rever os conceitos didaticamente expostos nos livros de contabilidade básica

A seguir, confira algumas obras que são fontes confiáveis de pesquisa e consulta.

Contabilidade Introdutória – Professores da FEA/USP

Em sua 12ª edição, a obra Contabilidade Introdutória (livro-texto e livro exercício) completa nada menos do que 50 anos.

Os livros são escritos, editados e atualizados por professores da FEA-USP, sob a coordenação de Sérgio de Iudícibus e revisão de Eliseu Martins.

A cada nova versão, as obras atualizam o conteúdo conforme as normas e padrões contábeis, sem desvirtuar a essência original: contabilidade introdutória.

Contabilidade Básica – Ricardo Ferreira

Destinado aos concurseiros, estudantes e profissionais contábeis, o livro Contabilidade Básica, de Ricardo Ferreira, é uma obra completa para quem está começando do zero

Ao intercalar temas introdutórios e questões comentadas, contribui para a fixação do aprendizado, com um foco especial na Lei das S/As e nos principais temas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

O autor Ricardo Ferreira é graduado em Direito e Ciências Contábeis, professor de Legislação Tributária, Contabilidade e Auditoria, com carreira no setor público e privado, sobretudo em auditoria e fiscalização.

Livros de contabilidade geral

Para os assuntos mais gerais da contabilidade, os seguintes livros são boas fontes de informação e conhecimento.

Contabilidade Geral Simplificada – José Gilson das Chagas

O livro Contabilidade Geral Simplificada é uma obra didática abrangente que traz exemplos práticos e um glossário com os principais verbetes contábeis.

Mecanismos de débito e crédito, técnica de escrituração e suas maneiras mais eficazes de retificação, regimes de caixa e de competência são alguns temas abordados com um certo tempero literário.

O autor José Gilson das Chagas é professor de Ciências Contábeis e Gestão de Tributos na Faculdade Processus em Brasília (DF) e ex-servidor público do Banco do Brasil.

Livros de contabilidade de custos

Caso seu interesse seja se aprofundar em livros de contabilidade de custos, o autor Eliseu Martins tem uma obra que é referência no assunto.

Contabilidade de Custos – Eliseu Martins

O livro, que também já passou por diversas atualizações, aborda a contabilidade de custos em diferentes aspectos, sobretudo para fins decisórios e gerenciais

Adaptado à realidade brasileira, discorre sobre valoração de estoques, custos de mão de obra, custos tributários, etc.

Os temas são abordados sempre à luz da legislação, especialmente relacionados aos Comitês de Pronunciamentos Técnicos e às Leis 11.638 e 11.941.

Um dos grandes nomes da contabilidade no Brasil, Eliseu Martins é professor emérito da (FEA/USP), cofundador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), ex-CVM e ex-conselheiro de diversas empresas.

Livros de contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial, tão importante no contexto da contabilidade consultiva, também tem obras importantes que valem a pena conferir, como a de José Carlos Marion.

Contabilidade Empresarial e Gerencial – José Carlos Marion

Em sua 19ª edição, o livro Contabilidade Empresarial e Gerencial foi atualizado em conformidade com as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS).

O principal objetivo é permitir uma compreensão mais clara acerca dos relatórios contábeis, conforme determinam o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).

Pode ser usado tanto por profissionais contábeis quanto por estudantes e profissionais não-contadores, já que o autor se preocupa em “traduzir” os termos técnicos.

José Carlos Marion é mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela USP e pós-doutor pela Kansas University (EUA).

Autor de diversos livros de Contabilidade, é também pesquisador e consultor de empresas na área contábil, incluindo contabilidade internacional, societária e tributária.

Livros de auditoria contábil

A auditoria contábil também é uma área com um mercado relevante e ler bons livros sobre o assunto é o primeiro passo para quem pretende atuar como auditor

Auditoria Contábil – Silvio Aparecido Crepaldi e Guilherme Simões Crepaldi

O livro Auditoria Contábil é uma obra destinada não só a estudantes e concurseiros, mas também aos profissionais que pretendem prestar o Exame de Qualificação Técnica para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI).

Trata-se de um manual de consulta sobre os processos teóricos e práticos da auditoria. 

Ao abordar rotinas reais de análise e interpretação, o livro ensina como elaborar “pareceres” com base nos princípios fundamentais da contabilidade.

Guilherme Simões Crepaldi, um dos autores, é advogado e professor universitário de Direito Previdenciário, além de pesquisador e autor de outras obras. 

Silvio Aparecido Crepaldi é mestre em Administração e doutor em Direito, professor universitário, avaliador de cursos e autor de diversos livros sobre contabilidade.

Livros de contabilidade em PDF para baixar

Se você está em busca de livros de contabilidade para baixar, na internet há diversos serviços que permitem o download de obras diversas, mas é preciso atentar-se à Lei n.º 9.610/1998 (Lei de Direitos Autorais).

Baixar livros de contabilidade em PDF em fontes que caracterizam pirataria pode ter sérias implicações, inclusive judiciais.

Há, no entanto, obras de domínio público (algumas que sempre foram e outras que se tornaram ao longo dos anos) que podem ser baixadas gratuitamente sem problemas.

No Infolivros.org, por exemplo, uma biblioteca pública que reúne livros encontrados em páginas de domínio público, é possível encontrar títulos sobre diversos assuntos.

Você pode encontrar livros de contabilidade também em outros portais que oferecem a opção de download grátis, como a Biblioteca Brasiliana, a biblioteca digital Domínio Público ou a própria Amazon.

Qualifique o trabalho do seu escritório de contabilidade

A leitura de bons livros de contabilidade certamente é um dos caminhos para você qualificar e aperfeiçoar o seu trabalho.

Nesse aspecto, uma dica é criar uma meta de leitura mensal, semestral ou anual com prazos determinados. 

Alguns aplicativos, como o Kindle, podem ajudar você a se organizar.

Mesmo que a rotina do seu escritório seja atribulada, tirar um tempo para se dedicar à leitura certamente será de muito proveito.

As rotinas operacionais do escritório contábil, aliás, são um obstáculo não apenas a uma boa leitura, mas também à criação de novos serviços.

Mas esse é um problema que tem solução.

Se você está soterrado de trabalho operacional e sem tempo para respirar e planejar o seu negócio, terceirize as demandas de seus clientes com a Fábrica de Contabilidade

Somos especialistas em produção contábil e o braço direito das empresas de contabilidade no Brasil. 

Ao delegar rotinas que tomam tempo e agregam pouco, você abre espaço na agenda para ler mais, ser mais consultivo e oferecer soluções que vão além do básico!

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.