Avanços da tecnologia na contabilidade e oportunidades para contadores

tecnologia na contabilidade

A tecnologia na contabilidade chegou para revolucionar o dia a dia nos escritórios contábeis, proporcionando mais eficiência e produtividade

É um caminho sem volta: processos operacionais cada vez mais automatizados, gestão de documentos em ambientes virtuais, sistemas de gestão interconectados, etc.

Além da otimização interna e dos ganhos operacionais, a tecnologia na contabilidade também ampliou a atuação do contador ao quebrar a barreira geográfica.

Quer entender melhor como aproveitar as oportunidades proporcionadas por essas ferramentas e impulsionar o seu negócio?

Então, continue a leitura.

A evolução da tecnologia na contabilidade

A tecnologia na contabilidade tornou-se uma grande aliada dos escritórios, tanto na otimização de rotinas quanto na transformação do modelo de negócio. 

Desde as primeiras teorias contábeis criadas ainda na Idade Média, como as partidas dobradas de Pacioli, o papel do contador é essencial às atividades econômicas. 

Naquela época, as ferramentas eram rudimentares e um simples relatório demandava cálculos manuais e fórmulas pouco práticas.

A partir da Contabilidade 4.0, a transformação proporcionada pela ciência de dados e inteligência artificial vem mudando profundamente as rotinas contábeis.

Por meio de sistemas programados e aprendizado de máquina, é possível automatizar praticamente todas as operações repetitivas.

A Business Intelligence é um exemplo de como os dados usados do jeito certo dão uma visão clara da realidade de um negócio por meio de indicadores de performance.  

O ERP integrado ao CRM e ao sistema do cliente é outro exemplo: documentos são armazenados em nuvem e compartilhados em tempo real conforme as melhores práticas da LGPD.

Na esteira da transformação digital e da inserção da tecnologia na contabilidade, o papel do contador também mudou.

Sai de cena o burocrata “guarda-livros” e entra o contador consultor, expert na linguagem dos negócios, capaz de ajudar seu cliente e tomar as melhores decisões.

Impactos da tecnologia na contabilidade

A tecnologia na contabilidade pode impactar a dinâmica dos escritórios contábeis de diferentes maneiras.

O impacto pode ser positivo ou negativo, dependendo de como você lida com as transformações.

O contador que for muito resistente a mudanças sofrerá o impacto negativo da tecnologia na contabilidade e perderá espaço no mercado.

O profissional moderno e com visão de futuro, por outro lado, terá muito mais oportunidade de melhorar os resultados do seu negócio.

Aumento da eficiência operacional

Com a aplicação prática da tecnologia na contabilidade, seu escritório tem condições de produzir muito mais gastando menos. 

A automatização de processos antes executados manualmente, por exemplo, reduz o índice de inconformidades e evita prejuízos e retrabalhos. 

Emissão de boletos, elaboração de relatórios e de balancetes e capturas de notas fiscais são tarefas que podem ser feitas em muito menos tempo com a ajuda da tecnologia.

Redução de custos e aumento dos lucros

Com o uso das máquinas, o escritório ganha também em escala: consegue atender mais clientes sem aumentar os custos na mesma proporção.

Além de melhorar os indicadores de lucratividade, a eficiência proporcionada pela tecnologia na contabilidade permite também reduzir o custo do serviço para o cliente.

De guarda-livros a contador consultivo

Ao se desvencilhar das amarras cotidianas do trabalho burocrático e rotineiro, o contador tem tempo para prestar um serviço muito mais qualificado a seu cliente. 

Por meio da contabilidade consultiva, consegue oferecer um trabalho de alto valor agregado e aumentar seu diferencial competitivo frente aos concorrentes. 

Como se preparar para o avanço tecnológico na contabilidade

A tecnologia na contabilidade está aí para ajudar o trabalho dos profissionais contábeis, mas é preciso mudar hábitos e rotinas para tirar o máximo de aproveitamento das ferramentas.

Confira algumas dicas de como “digitalizar” o seu escritório:

1. Compreenda as mudanças

O primeiro passo para implementar soluções tecnológicas na sua contabilidade é compreender as tendências do mercado e situar seu negócio dentro do contexto macro. 

Contratar todas as ferramentas sofisticadas sem um planejamento estratégico não vai ser a solução para todos os problemas. 

Além de analisar as tecnologias úteis ao seu modelo de negócio, é preciso fazer as contas para descobrir se compensa o investimento. 

A tecnologia na contabilidade pode ajudar muito, mas precisa ser usada do jeito certo. 

2. Terceirize processos

Por meio da tecnologia na contabilidade, os escritórios contábeis podem ainda terceirizar suas próprias rotinas a uma empresa especializada, como a Fábrica de Contabilidade. 

Ao delegar o trabalho operacional por meio do BPO financeiro, o contador ganha mais tempo para modernizar sua empresa e se preparar para crescer. 

3. Abrace a tecnologia

O contador com visão de futuro não teme perder espaço para as máquinas, pelo contrário, faz uso da tecnologia na contabilidade para alavancar o seu negócio. 

Mesmo que você seja dono de um escritório tradicional e atue na área há muito tempo, não resista às mudanças.

Atualize-se, busque entender as transformações do mercado e não tenha medo de readequar o seu negócio.

Você vai se surpreender com os resultados.

Assista a este vídeo no nosso canal no Youtube e confira mais dicas sobre a tecnologia no mercado contábil.

Seu escritório aberto à inovação tecnológica na contabilidade

Mudar a cultura organizacional de um escritório, adotando a tecnologia na contabilidade, não é uma tarefa simples. 

Mudanças ameaçam a nossa zona de conforto e geram insegurança, mas se conduzidas adequadamente, trazem ótimas oportunidades.

O próprio governo tem se atentado às transformações digitais e aderido à inovação tecnológica como estratégia de melhorar a fiscalização e a arrecadação tributária.

São exemplos disso a Nota Fiscal eletrônica (NF-e), o Sistema Digital de Escrituração Digital (SPED), o eSocial, entre vários outros.

Para ser bem-sucedido nesse mercado em transformação e ganhar em competitividade, portanto, não há outro caminho: é preciso inovar.

Se você tem ciência disso, mas anda sobrecarregado de trabalho e sem tempo para começar as mudanças necessárias em seu negócio, a Fábrica de Contabilidade é a saída. 

Entendemos como ninguém as dores dos pequenos escritórios contábeis e a carência de apoio estratégico.

Tenha mais tempo para organizar sua empresa e ser um contador mais consultivo para o seu cliente com a terceirização de rotinas contábeis da Fábrica de Contabilidade. 

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar o seu escritório a crescer e ser muito mais lucrativo.

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.