A importância da contabilidade para pequenos e médios escritórios

Entender a contabilidade para pequenos e médios escritórios contábeis é saber como você, contador, pode atuar de maneira eficiente. Confira!

Entender a contabilidade para pequenos e médios escritórios contábeis é saber como você, contador, pode atuar de maneira eficiente.

Você já sabe a sua importância para as empresas, visto que é o responsável por:

  • registrar e controlar as operações financeiras;
  • planejar e tomar decisões estratégicas baseadas em dados confiáveis e atualizados. 

Como funciona a contabilidade nas micro e pequenas empresas? Essa resposta você já tem. Mas será que você entende, de fato, a importância de ter um sólido programa de contabilidade para escritórios contábeis? E não falamos só de tecnologia, mas de boas práticas. Vem conosco!

A importância da contabilidade para o sucesso dos pequenos e médios escritórios contábeis

A contabilidade é essencial para o crescimento e a sobrevivência dos negócios por vários motivos. E isso se aplica também ao seu escritório contábil. Com ela, você pode conhecer a situação financeira do negócio: receitas, despesas, lucros, custos, ativos, passivos e patrimônio líquido.

A partir do momento que você a exerce com excelência e eficiência, a consequência é evidente. Seu escritório contábil passa a ser mais lucrativo, pois os profissionais têm tempo para uma atuação consultiva e focada no cliente. Nesse aspecto, é importante lembrarmos por que a contabilidade on-line e off-line é importante para os seus clientes.

Por que a contabilidade é essencial para o crescimento e a sobrevivência dos negócios?

Uma das funções mais importantes das ciências contábeis é conhecer a situação financeira de um empreendimento. Além disso, elas facilitam o cumprimento das obrigações fiscais e trabalhistas. Isso evita multas, juros e penalidades que podem comprometer o fluxo de caixa e a reputação do negócio do cliente.

Mas como funciona a contabilidade nas micro e pequenas empresas? O que você pode fazer pelos seus clientes? Veja outras boas práticas:

  • Auxiliar na gestão orçamentária, o que inclui estabelecer metas, acompanhar indicadores de desempenho e avaliar os resultados obtidos.
  • Contribuir para a melhoria dos processos internos. Isto é, identificar pontos de melhoria, reduzir desperdícios e aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços prestados.
  • Possibilitar a elaboração de relatórios gerenciais – como demonstrativos de resultados, balanços patrimoniais, fluxos de caixa e análises financeiras, que fornecem informações relevantes para a tomada de decisão.

Sim, você pode fazer tudo isso por seus clientes. Assim, pode usar a contabilidade para pequenos e médios escritórios contábeis para alavancar o seu próprio negócio, certo?

Benefícios de uma contabilidade eficiente para pequenos e médios escritórios contábeis

Quanto fatura um escritório de contabilidade pequeno? Qual é o ticket médio de um escritório de contabilidade? Essas são perguntas que você, contador-gestor, deve saber responder. A partir delas, poderá traçar estratégias de crescimento com o investimento em seu próprio negócio.

Um dos aspectos que influenciam bastante no desenvolvimento do seu escritório é como você pratica a contabilidade. É certo que você poderá aproveitar os benefícios que uma contabilidade eficiente traz para qualquer negócio, como:

  • maior segurança jurídica, com o cumprimento das normas legais e fiscais vigentes no país;
  • maior competitividade no mercado, com a oferta de serviços diferenciados e de qualidade aos clientes;
  • maior rentabilidade do negócio, com a redução de custos operacionais e o aumento da lucratividade;
  • maior controle financeiro, com registros precisos e organizados das movimentações financeiras do negócio.

Mas o destaque vai para uma vantagem específica: maior satisfação dos clientes a partir da entrega de soluções personalizadas e adequadas às suas necessidades.

A atuação consultiva e focada no negócio do seu público-alvo é o maior benefício da contabilidade para pequenos e médios escritórios contábeis. É o que chamamos de ciências contábeis estratégicas.

Como a contabilidade estratégica pode impulsionar o desempenho financeiro dos escritórios?

A contabilidade estratégica é aquela que vai além do cumprimento das obrigações legais e fiscais. Ela tem em vista agregar valor ao negócio do seu cliente. Isso se dá pela análise dos dados contábeis e pela geração de informações que orientem as decisões estratégicas dos gestores.

A atuação estratégica da contabilidade para pequenos e médios escritórios contábeis pode impulsionar seu desempenho financeiro de várias formas. Veja algumas delas:

  • Contribui para definir os objetivos e as estratégias do negócio, alinhando-os à missão, à visão e aos valores da empresa.
  • Facilita a gestão do capital de giro, otimizando o fluxo de caixa e garantindo a liquidez do negócio.
  • Ajuda na precificação dos serviços oferecidos aos clientes, por considerar os custos diretos e indiretos envolvidos na prestação dos serviços.
  • Auxilia na escolha do regime tributário mais adequado ao negócio. Para isso, considera fatores como faturamento, atividade econômica, margem de lucro e carga tributária do cliente.
  • Permite identificar oportunidades e ameaças do mercado, bem como forças e fraquezas do negócio, a partir da análise SWOT.

Ao adotá-la em seu negócio, conte com o auxílio de um bom programa de contabilidade para escritórios contábeis. Perceba que assim é possível elevar o nível da sua atividade.

O contador consegue demonstrar maior valor ao cliente atuando dessa maneira. Mas, é claro, não podemos esquecer que é preciso cumprir as demandas contábeis básicas. Elas, por vezes, se transformam em riscos e desafios da contabilidade.

Os riscos e os desafios da contabilidade em pequenos e médios escritórios

Negligenciar a contabilidade em pequenos e médios escritórios pode trazer sérias consequências para o negócio. 

  • O não cumprimento das obrigações fiscais pode gerar multas, juros e penalidades. 
  • O não pagamento de tributos pode levar à inscrição do negócio na dívida ativa da União ou do estado.
  • O não envio das declarações fiscais pode acarretar autuações fiscais ou até mesmo processos judiciais por sonegação fiscal, ou fraude.

Tudo isso compromete o seu negócio e a empresa do seu cliente. Há prejuízos ao caixa, dificuldade de acesso ao crédito ou à participação em licitações públicas, entre outros danos.

Diante disso, o contador-gestor deve buscar maneiras de aliviar a carga das obrigações contábeis para atuar de forma estratégica. No entanto, é preciso contar com parceiros confiáveis que assumam a burocracia da atividade. Desse modo, a atuação consultiva se dará com excelência.

Quer terceirizar as suas rotinas contábeis e focar no que realmente importa para o seu escritório de contabilidade? Conheça a Fábrica de Contabilidade

Somos a primeira empresa brasileira de processamento contábil e fiscal de alto volume, focada em atuar como braço direito dos escritórios.

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas e saiba mais sobre os nossos serviços.

Conclusão

A contabilidade para pequenos e médios escritórios contábeis deve ser exercida estrategicamente para o negócio crescer de forma escalável. Isso significa ir além das rotinas burocráticas. É preciso subsidiar os gestores das empresas clientes para tomar decisões estratégicas baseadas em dados confiáveis.
E, para ter uma atuação nesse sentido, os contadores precisam se livrar das rotinas burocráticas, certo? Uma das formas de fazer isso é terceirizar as rotinas contábeis. Conheça a terceirização contábil!

Agende um bate-papo com um de nossos especialistas.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.